'Ocupação de espaços pode dar vida nova ao Pelourinho', diz urbanista portuguesa

Debate aconteceu durante evento no Pelourinho

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2017 às 19:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Assessora especial da Prefeitura de Lisboa, a especialista em design de cidades, Branca Neves esteve em Salvador na quarta-feira (30) para participar do Workshop Internacional Design e Distritos Criativos, que aconteceu no Pelourinho. Para ela, uma ocupação simples de espaços pode transformar totalmente a capital baiana. A portuguesa participou do ciclo de debates promovido pelo Instituto Pesar, apoidao pelo Ipac e pela Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia.

A urbanista destacou que Lisboa, depois de implantação de um plano estratégico que envolveu a mudança no comportamento da população, se tornou a capital criativa da Europa.  "Nada pode ser feito às pressas, mas o fato de ocupar os espaços públicos, aumentando a presença de pessoas nas ruas e a simples pintura do piso de uma rua já produzem importantes transformações", diz.

O presidente da Associação dos Comerciantes do Pelourinho, Clarindo Silva, questionou: "Por que o soteropolitano não frequenta o Centro Histórico já que temos segurança, restaurantes e lojas?.

PHD em Economia Criativa, Ana Carla Fonseca, disse que o Pelourinho pode se tornar um destino criativo se houver uma participação de todos os atores que o compõem como comerciantes, artistas, governo, prefeitura e terceiro setor.

Ex-secretário do Turismo do Estado, Domingos Leonelli avalia que além dos estabelecimentos e programação cultural o Pelourinho acumulará ganhos com a implantação de um distrito criativo. "Isso agregará os setores de moda, design, games, softwares, dentre outras atividades", disse. 

Durante o encontro, também foram apresentados projetos desenvolvidos pela Secretaria da Cultura do Estado e Ipac, bem como os cases de Medellín, na Colômbia e Buenos Aires, na Argentina e Rio de Janeiro.