Palhaços do Rio Vermelho é tradição de verão

Desfile busca preservar o bairro boêmio como forma livre de brincar o pré-carnaval.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2018 às 20:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Marcado por tradicionais festas populares, o verão baiano traz consigo eventos aguardados por conterrâneos e turistas. Procissões, manifestações religiosas, lavagens e desfiles preenchem o ciclo que - neste ano, teve início no dia 21 de dezembro e fica até o próximo dia 20 de março.

Já reconhecido como um dos tradicionais eventos da estação, o Movimento Cultural Palhaços do Rio Vermelho nasceu nos anos 80, na Rua Ilhéus, com o propósito de resgatar a fantasia e os desfiles das marchinhas dos antigos carnavais de rua. Sob o comando do artista plástico Ruy Santana, a manifestação compõe a diversidade e a preservação do bairro no verdadeiro pré-carnaval de cunho popular.

“Lá no começo éramos 20. Confeccionávamos as perucas e a fantasia era livre, a maquiagem ficava por conta dos amigos artistas plásticos. A intenção era sair com atitude, minha causa principal de atitude era a forma de protestar com alegria e brincadeira. Um protesto contra a monocultura do abadá”, revela Ruy.

O símbolo do paradoxo, do tudo ou nada, da alegria ou da tristeza, da sabedoria ou da ignorância, dos opostos complementares, tornou-se referência para outros blocos.

“Tivemos um período afastados da folia momesca e na nossa volta levamos Os Palhaços para dentro dos Mascarados. Aí foi o impulso que precisávamos para retornar, mas com uma condição: ser no Rio Vermelho. Deixamos de ser bloco dos Palhaços e passamos a ser Movimento Cultural Palhaços do Rio Vermelho. O ciclo histórico da nossa atitude tinha criado uma atitude mais ampla”, explica Ruy.

Para o desfile de 2018, os Palhaços intensificarão ainda mais a atuação, ampliando as intervenções artístico-culturais no bairro. O Movimento vai aproximar as linguagens das artes plásticas, circo e teatro, através de ações que busquem transformar o Rio Vermelho em um grande picadeiro cultural.

Apresentação

Com um público estimado em 6 mil pessoas desfilando pelas ruas do bairro do Rio Vermelho, de forma gratuita e sem cordas, o desfile dos Palhaços do Rio Vermelho é um tributo à diversidade, à paz e à alegria.

A concentração acontece no dia 27 de janeiro, às 17h, na Quadra Esportiva na Rua da Paciência, com maquiadores, pernas de pau, malabaristas, palhaços, baianas, grupos folclóricos e culturais que animam a população do bairro para o cortejo, seguindo até a Rua Fonte do Boi, acompanhado pela Banda Marmelada, Grupo Folclórico Zambiapunga de Taperoá, Os Enlatados de Madre de Deus (Bloco da Latinha), Ala das Baianas, Bagunçaço, As Xicas, Pau de Fita, grupo circense, entre outras manifestações. 

Sobre o Sou Verão

Música e diversão são oferecidos pelo Sou Verão - projeto do Correio realizado com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Sabin, Vitalmed e O Boticário. 

No dia 20 de janeiro, na Ribeira, e no dia 27, no Farol da Barra, das 8h às 12h, o público pode se divertir com patins e longboard, tendo o suporte de instrutores que atendem de forma gratuita, a partir de inscrições feitas no local. 

Quando o assunto é música, a programação se encerra no dia 20, com DJ Raiz e Àttooxxá. Os shows gratuitos acontecem no Largo da Mariquita – Rio Vermelho, a partir das 18h.