Praça do Dique do Cabrito é inaugurada nesta terça (12) pela Prefeitura 

Equipamento tem parque infantil, academia, anfiteatro e deck com vista para o Dique

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2017 às 13:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Nesta terça-feira (12), às 18h, a Prefeitura de Salvador irá inaugurar a Praça do Dique do Cabrito. O equipamento fica na Rua Oscar Duque de Almeida, s/n, e conta com parque infantil com cercado, academias de saúde e de ginástica e jogos de mesa. O espaço de 2.730 m² foi construído através de um acordo entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a Prefeitura de Salvador e recebeu um investimento de aproximadamente R$ 500 mil. O evento contará com a presença do prefeito ACM Neto. 

O equipamento ganhou estruturas de madeira (pergolados) em eucalipto, anfiteatro para realização de pequenas atividades culturais, bancos modulares de concreto e deck de madeira para observação vista do dique. Guarda-corpo, nivelamento do terreno e complementação da pista de cooper integram as melhorias. As barracas que funcionavam nas imediações do Dique do Cabrito foram substituídas por quatro quiosques para comércio de alimentos. A praça recebeu ainda iluminação em LED, passeios, rede de drenagem e desvio de esgoto e intervenções de paisagismo.

Acordo O acerto que deu origem à construção da praça se deu após as obras de de melhorias no entorno do Dique do Cabrito, resolvendo problemas antigos enfrentados pela população, como constantes alagamentos, degradação e ocupação irregular. Como a Conder é responsável pela gestão da área entre os bairros de Marechal Rondon e Alto do Cabrito, ela deu como contrapartida pelas obras da administração municipal a construção da praça. 

A coordenação do serviço foi da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e os equipamentos foram construídos pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).  Para construção do espaço de convivência e lazer, foram promovidas desapropriação de imóveis e indenização de moradores, que viviam em um área sujeita a alagamentos. 

Outra área de lazer e convivência do Dique do Cabrito já havia recebido melhorias Prefeitura através da então Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). O campo da comunidade foi recuperado pelo poder municipal.