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Estúdio Correio
Gabriela Araújo
Publicado em 8 de novembro de 2025 às 08:06
Antes mesmo de o desfile começar, o público que curtiu o Afro Fashion Day 2025 no sábado passado, dia 1, já pôde viver experiências especiais. As ações, realizadas no entorno da passarela, foram um convite para novas formas de expressão, autocuidado e conexão com a moda afro-brasileira. >
A Avon levou para o evento um espaço dedicado à experimentação de maquiagens e descoberta do tom de base ideal. No local, também foi possível registrar o momento nos espaços instagramáveis e garantir fotos para as redes sociais. O destaque foi a campanha com foco nos 10 tons de batom vermelho Power Stay. “Acreditamos que a beleza é uma forma de expressão e de pertencimento", destacou Valéria Campos, Head Marketing de Maquiagem da Avon no Brasil.>
Além da passarela - Afro Fashion Day 2025
Antes e depois do desfile, promovido pelo CORREIO, baianos e turistas que passeavam pelo Centro Histórico também puderam garantir mais cliques ao posarem para registros em um photopoint que simulava a capa do jornal. Além disso, uma das novidades deste ano foi a instalação de dois camarins da Bracell, pensados para que os convidados pudessem incrementar seus looks. >
Nesses espaços, o público teve acesso a lenços de viscose produzidos especialmente para o evento, confeccionados pelo projeto social Fábrica de Fardamentos, uma cooperativa de costureiras do município baiano de Inhambupe, apoiada pela empresa. >
“Ao apoiar o Afro Fashion Day, a Bracell contribui para ampliar espaços de visibilidade e oportunidades para profissionais negros, reafirmando nossa crença em uma sociedade mais plural, diversa e equitativa dentro e fora da empresa”, disse Rudine Antes, diretor-geral da Bracell Bahia.>
Na Feira da Sé, uma barraca comercializou produtos do Ilê Aiyê, como camisetas, bonés e tecidos. A ação atende a um convite da Neoenergia Coelba e reforça a presença do primeiro bloco afro do Brasil no maior desfile de moda negra do país.>
“Um evento tão necessário, justamente no dia do aniversário do Ilê Aiyê, quando ele completa 51 anos. Festejando o protagonismo negro, exalando alegria, muito amor, muita cor e muita maestria”, destacou Jaci Trindade, coordenadora de candidatas da Noite da Beleza Negra, evento promovido pela associação cultural.>
Para Thiago Guth, diretor-presidente da Neoenergia Coelba, a presença do Ilê Aiyê na Feira da Sé e no desfile é uma forma de valorizar a história. "Acreditamos na força transformadora da inclusão e no impacto de eventos como esse, que impulsionam talentos negros e fortalecem o protagonismo de quem faz a diferença na moda, na arte e na sociedade", pontuou.>
Com 19 marcas participantes e 24 barracas, a feira proporcionou ao público uma variedade de produtos e criações autorais, incluindo roupas, acessórios e artesanato. O espaço também contou com atividades para todas as idades, como o Espaço Kids, com atividades lúdicas para as crianças, e oficinas criativas.>
“Ao unir esses dois espaços, o da rua e o da passarela, cria-se um diálogo potente entre eles [os empreendedores] e o público, o que contribui para fortalecer a cadeia produtiva da cultura afro-baiana", disse Cláudia Vaz, diretora-executiva do Instituto ACM. >
O Afro Fashion Day 2025 é uma realização do Jornal Correio com patrocínio da Avon, Bracell e Neoenergia Coelba; apoio institucional da Prefeitura de Salvador e Sebrae; apoio da Claro, Salvador Bahia Airport, Shopping Barra, Sotero Ambiental e Wilson Sons; e parceria com a Melissa. >