Baiano Gefferson Vila Nova é aplaudido de pé após desfile no SPFW

Designer de moda integra time de marcas que desfilará no Afro Fashion Day 2023, evento promovido pelo jornal Correio

  • Foto do(a) author(a) Gabriela Cruz
  • Gabriela Cruz

Publicado em 13 de novembro de 2023 às 09:57

Gefferson VilanovaSPFW N56Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite
Desfile de Gefferson Vila Nova no SPFW Crédito: Marcelo Soubhia/ @agfotosite

Gefferson Vila Nova foi aplaudido de pé em seu retorno ao São Paulo Fashion Week. O designer baiano apresentou o alto verão de sua label neste domingo (12), último dia da semana de moda. A coleção masculina, que ganhou o nome de Coração Tropical, trouxe uma pegada de baianidade urbana ao passear por clássicos da marca, lançada em 2013, como a jaqueta perfecto, o trech coat, as calças, blazers e a camisaria, mas trazendo o calor da cidade em seu conceito.

A cartela de cores traz a "Bossa da Bahia", terra natal do designer de moda, traduzida em tons de bege, branco, vermelho, azul - uma referência ao céu de Salvador, além de preto e pontos de laranja queimado. A volumetria alterna entre os shapes mais amplos - marca registrada da label, e slim, novidade nessa temporada.

"Eu gosto de criar roupa e a coleção nasce do amor por este fazer, trazendo as releituras de peças que são clássicos da minha label, confeccionadas em tecidos não convencionais, explorando esse tipo de novidade", destaca Vila Nova, que integra o time de marcas que desfila no Afro Fashion Day, evento de moda realizado pelo jornal Correio e que chega à sua 9ª edição no próximo dia 25, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador.

Para criar os 33 looks, o designer elegeu o algodão como base. Os tecidos são lançamentos exclusivos da Vicunha, parceira da marca, em sua passarela. São eles: Matiz, Sarja 6x2, Canaleta Larga e Diagonal Marcada.

Além dos hits da marca, a coleção traz também calças-cargo, shortinhos, camisetas, camisaria em cânhamo, peças bordadas maquinetadas com elementos da flora. O hibisco é protagonista dessa vez.

Uma das novidades são as sungas, que funcionam como um start da label para uma futura linha de beachwear masculina. “Trouxe um ar de balneário para um trecho do desfile”, destacou.

Vila Nova também é designer de acessórios. Para essa temporada, ele criou a Porto da Barra, uma espécie de releitura da caixa de isopor tão comum na famosa praia de Salvador.

No time de Vila Nova estavam os baianos Fagner Bispo, stylist do desfile; Felipe Dias, que atuou como assistente de stylist; e Seltton Freire, como assistente de estilo. Coube ao DJ e produtor musical Telefunksoul assinar a trilha sonora do desfile.

Gefferson Vila NovaSPFW N56Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite
Gefferson Vila Nova de azul, acompanhado de Filipe Dias, Seltton Freire e Fagner Bispo Crédito: Ze Takahashi/ @agfotosite

O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio da Vult, Bracell e will Bank, apoio do Shopping Barra, Salvador Bahia Airport e Wilson Sons, apoio institucional do Sebrae Prefeitura Municipal de Salvador e parceria do Clube Melissa.