Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Quanto vai ganhar o novo papa? Veja como funcionará remuneração de Leão 14

Líder da Igreja Católica foi eleito na quinta-feira (8)

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 9 de maio de 2025 às 13:18

Novo papa
Novo papa Crédito: Reprodução

Eleito na quinta-feira (8) após dois dias de conclave, o papa Leão 14 agora assume o maior posto da igreja Católica, mas não receberá um salário fixo. Ao invés disso, ele terá todas as despesas, incluindo moradia, alimentação e viagens, sustentadas pelo Vaticano.

A administração é feita pelo Instituto para as Obras da Religião (IOR), chamado de “Banco do Vaticano”, sendo o dinheiro enviado por doações de fiéis.

É assim que acontece com todos os papas. Francisco, inclusive, ainda fez voto de pobreza ao ingressar na ordem religiosa. Já o papa Bento 16 começou a receber um salário de 2,5 mil euros após a renúncia em 2013.

Conheça Robert Prevost, primeiro papa norte-americano da história

De acordo com o Vatican News, na adolescência, o novo papa estudou no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e depois na Villanova University, na Pensilvânia, onde se formou em 1977 em Matemática e estudou Filosofia.

Aos 27 anos, foi enviado por seus superiores a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino (Angelicum). Na Urbe, foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982, no Colégio Agostiniano de Santa Mônica. Em 1987 defendeu sua tese de doutorado sobre "O papel do prior local da Ordem de Santo Agostinho" e foi nomeado Diretor de Vocações e Diretor de Missões da Província Agostiniana "Mãe do Bom Conselho" em Olympia Fields, Illinois (EUA).

No ano seguinte, ingressou na missão de Trujillo, também no Peru, como diretor do projeto de formação comum para os aspirantes agostinianos dos vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac. Em 1999, foi eleito prior provincial da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho” de Chicago, e dois anos e meio depois, no Capítulo Geral Ordinário da Ordem de Santo Agostinho, seus coirmãos o escolheram como prior geral, confirmando-o em 2007 para um segundo mandato.

Robert Prevost, primeiro papa norte-americano da história, foi eleito nesta quinta-feira (8) pelos colegas após dois dias de conclave. O nome que escolheu para seu pontificado foi Leão 14.