Líder de projeto social leva modelos para seleção e acaba desfilando no Afro Fashion Day

Jussy Gualberto, de 42 anos, que desistiu do sonho de ser modelo no passado, desfilou pela primeira vez na 9ª edição do evento

Publicado em 25 de novembro de 2023 às 18:23

Jussy Gualberto, do projeto Meraki, do Calabar, com os modelos Luane Santana, Kaio Cardeal e Julia Victória Crédito: Luiza Gonçalves/CORREIO

O caminho de Jussy Gualberto, 42, no Afro Fashion Day começou por acaso quando foi acompanhar os jovens do seu projeto Meraki, do Calabar. Ela foi estava com grupo na seleção dos modelos, quando foi incentivada no local e acabou sendo selecionada para compor o time de modelos da passarela mais preta do Brasil.

Nos bastidores Jussy, que desfila no bloco Afro Realeza, revela a emoção de integrar o time e ser espelho para outras meninas e mulheres pretas. "Todas as meninas vibraram muito quando eu dei a notícia. E eu digo a elas que eu estou aqui não só por mim, mas por todas elas . Não é só se empoderar, mas empoderar as meninas também"

Luane Santana, Kaio Cardeal e Julia Victória, modelos que começaram no projeto de Jussy, hoje desfilam lado a lado no AFD 2023 e declaram a importância da mentora. "Foi através de Tia Jussy, que hoje é como uma mãe pra mim, que eu cheguei no meu primeiro desfile e desde então fiz muitos outros, podendo representar o nosso povo"

O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio da Vult, Bracell e will Bank, apoio do Shopping Barra, Salvador Bahia Airport, Wilson Sons e Atacadão, apoio institucional do Sebrae e Prefeitura Municipal de Salvador e parceria do Clube Melissa.