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Público contou da relação com o evento
Gil Santos
Publicado em 24 de agosto de 2024 às 05:00
O Agenda Bahia está debutando, e nesses 15 anos ficou conhecido por ser um evento que se antecipa às tendências que envolve o mundo dos negócios, mas outra característica marcante dos debates e palestras é o público. De certa forma, grande parte da plateia que ocupa as cadeiras e que lotou os auditórios nesses 15 anos participou de várias edições do agenda. São profissionais de diversos segmentos. Para provar a fidelidade a consultora de carreira e liderança Carine Cidade, 50 anos, levou um caderno que recebeu na edição de 2016. "Guardo até hoje", brincou. E continuou "O Agenda Bahia é um evento de atualização. A gente precisa conhecer o mercado. Lembro que no primeiro evento em que eu participei, em 2016, trouxeram baianos que estavam fazendo a diferença lá fora levando todo o nosso conhecimento, o que prova que temos bons profissionais, pessoas qualificadas e empresas que querem fazer a diferença", afirmou. Carine disse que encontra no Agenda Bahia conhecimentos que consegue por em prática com os clientes. Outros profissionais, empresários e autoridades públicas participaram ou assistiram a edição comemorativa, que este ano foi dividida em três blocos: indústria, agronegócio e empreendedorismo. Confira quem passou pela 15ª edição do Agenda Bahia e o que disseram sobre o evento:
"É muito gratificante está celebrando esses 15 anos de Agenda Bahia. Se a gente fizer uma reflexão sobre quantos temas já foram debatidos e quanto conteúdo já foi gerado nesses 15 anos, isso nos gratifica muito, porque sempre pensamos no desenvolvimento da Bahia e nos vetores que sustentam a nossa economia", Renata de Magalhães Correia, diretora do jornal CORREIO.
"O Agenda Bahia vem nos últimos 15 anos trazendo debates importantes em termos de sustentabilidade, inovação, tecnologia, desenvolvimento e empreendedorismo justamente buscando motivar as pessoas a pensarem no futuro e nas oportunidades que o estado poderia oferecer. Reforçar essa discussão é fundamental para que nós possamos atrair novos empreendimentos para o estado", Antonio Carlos Junior, presidente do Conselho Administrativo do CORREIO.
"É a oportunidade do setor privado junto com o governo e a sociedade civil encontrar mecanismos para compreender as dificuldades e trabalhar o desenvolvimento econômico da cidade, do estado e do país. Um evento que consegue proporcionar esses encontros, unindo experiências desses três setores é de extrema importância", Isaac Edington, curador do Agenda Bahia.
"A democracia participativa se faz através desse exercício, das discussões, da aproximação harmoniosa e contributiva com nosso estado e as instituições para trazer desenvolvimento social e e econômico que interessa a todos nós. Não pode existir um estado desenvolvido socialmente sem uma economia forte. Essas discussões proposta pela Agenda Bahia são fundamentais e indispensáveis", Paulo Cavalcanti, presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB).
"A primeira coisa que precisamos fazer é ter uma discussão séria e profunda sobre os nossos problemas e o Agenda Bahia tem essa qualidade, é um evento que junta pessoas de alto nível para discutir problemas reais que a gente enfrenta, e busca soluções. O evento tem um papel importante de conscientização e de estímulo à boa prática tanto no setor logístico, quanto no setor industrial", Bernardo Figueiredo, CEO da TAV Brasil.
"O Agenda Bahia acabou se consolidando pela riqueza do conteúdo. Quando a gente propõe e discute temas transversais, como ocorreu no painel de agronegócios, certamente vão sair daqui ideias, posicionamentos e sugestões da indústria, do setor agrícola e do setor de serviços que são importantes para qualquer gestor público. A força desse projeto é o que ele produz de conteúdo e como esse conteúdo pode ser usado pelo poder público para gerar crescimento, empreendedorismo, bem-estar social coletivo, arrecadação de tributos e geração de emprego", Marcelo Lyra, VP de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Acelen.
"O CORREIO está indo além de suas atribuições comuns, que seria levar informação e fazer a cobertura dos fatos, está preocupado com o crescimento e o desenvolvimento econômico que têm impactos na área social. Eu digo sempre que o maior programa de governo na área social é geração de emprego e renda. Reunir o setor produtivo do estado e da nossa cidade para discutir as tendências e novos nichos para crescimento e desenvolvimento econômico é muito importante", Bruno Reis, prefeito de Salvador e candidato à reeleição.
"O CORREIO cada vez mais se preocupa com o futuro. Da primeira edição até a 15ª é possível ver essa evolução e de forma positiva. Os primeiros temas falavam da Bahia daqui a dez anos. Hoje a gente não consegue mais falar daqui a dez anos, porque dez anos é muito tempo, e hoje é tudo muito rápido, e nós acompanhamos essa evolução. É um evento que traz sempre inovação e os temas mais atuais", Luciana Gomes, gerente Comercial e de Marketing do CORREIO.
"É um debate atual, porque estamos vivendo um momento muito difícil da nossa economia, no mundo como um todo, e há a necessidade de se entrelaçar os entendimentos. A questão do agro e a questão da indústria tem a ver com o que temos de mais positivo, assim como o empreendedorismo", Jorge Khoury, diretor superintendente do Sebrae Bahia.
"Estamos cada vez mais vendo o agro se expandindo e as pessoas entendendo a valorização do setor. Ao longo desses 15 anos a gente viu crescimento e evolução, e trazer temas como o agronegócio para a pauta de discussões ajuda no fortalecimento da indústria", Kesley Jordana, presidente da Associação Baiana de Avicultura (ABA).
"Esse é um evento que analisa o presente e que, acima de tudo, enxerga as oportunidades que existem mais à frente e as necessidades para termos uma economia mais eficiente e através disso gerar uma Bahia melhor", Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
"Através dessa aproximação dos setores que está sendo fomentada no Agenda Bahia com certeza nós teremos atores atuando e fomentando mais ainda a economia, as questões sociais e ambientais do nosso estado e do nosso país", Carminha Gatto Missio, presidente do Instituto Agropecuário (Iagro) e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).
"Esses fóruns de discussão trazendo tantos especialistas para fazer uma abordagem sistêmica das condições para o desenvolvimento local, integrado e sustentável é importantíssimo. Entendemos que aqui está o modelo de construção do futuro que a gente deseja, com inclusão socioprodutiva, geração de trabalho e renda, e um desenvolvimento que traga melhor qualidade de vida para as pessoas", Claudiana Figueiredo, gerente regional do Sebrae no Sul da Bahia.
"Agenda Bahia tem se destacado por sempre trazer um tema relevante para a economia e para a sociedade baiana. Muitas vezes surgem propostas que depois resultam em políticas públicas e esse é o objetivo, discutir a Bahia. Gostei muito do tema desse ano", Vladson Menezes, superintendente da Fieb.
"Nesses 15 anos, o Agenda Bahia se consolidou como um importante polo de discussões e debates, mas também como um espaço de relacionamentos em que temos a possibilidade de reunir tanto o setor produtivo, quanto o poder publico em prol de soluções de gargalos e indicações de caminhos para fomentar o desenvolvimento do estado", Donaldson Gomes, jornalista do CORREIO e mediador das mesas de debate.
"Para o Salvador Shopping é uma honra fazer parte dessa iniciativa que pensa o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso estado. É uma discussão de extrema importância. Se a gente não pensar ESG em todas as nossas iniciativas não vamos estar fazendo de uma forma correta e sustentável, pensando na sociedade ao longo dos próximos anos", Juliana Marinho, gerente regional de Marketing do Grupo JCPM.
O Agenda Bahia é uma realização do Jornal Correio com patrocínio da Acelen, Tronox e Unipar, apoio institucional da FIEB, Sebrae e apoio da Bracell, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e Ônibus e AuraBrasil, Plano Brasil Saúde, Salvador Bahia Airport, Salvador Shopping, Suzano, Wilson Sons e parceria da Braskem.