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Conheça a primeira robô garçonete baiana

Equipamento entrega pratos nas mesas e os recolhe à cozinha, além de recepcionar clientes

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 7 de agosto de 2023 às 12:14

Modelo do robô fabricado na China, realiza a entrega de pratos nas mesas, recolhe, anota pedidos e recepciona os clientes
Modelo do robô fabricado na China: entrega pratos nas mesas, recolhe, anota pedidos e recepciona os clientes Crédito: Marina Silva/ CORREIO

Ela faz de tudo. É prestativa, atenciosa, anota pedidos com agilidade, canta parabéns e até dança. A nova funcionária, no entanto, é a primeira garçonete robô interativa da Bahia. A Pepe Bot acaba de chegar para trabalhar na área gourmet do Almacen Pepe (@almacenpepe), na unidade do Horto Florestal, em Salvador. O equipamento 'fala' por Inteligência Artificial (IA), tem capacidade de interação, percepção multidimensional e outras funções que buscam agilizar o atendimento, reduzir erros de pedidos, além de proporcionar uma experiência diferente para quem frequenta o salão do restaurante.

“A vinda da Bot foi pensada estrategicamente como uma fonte de entretenimento, publicidade e marketing. Ela não foi adquirida para substituir o atendimento feito pelos nossos garçons. Ela possui atividades lúdicas em sua programação, que fazem o nosso cliente ficar encantado com a nossa mascote”, afirma o ceo do Almacen Pepe e Carballo Faro, André Faro.

A intenção, como complementa Faro, é provocar nos clientes a mesma surpresa que ele teve quando conheceu a Bot em um restaurante que visitou na Alemanha durante uma viagem de férias. “Quando me deparei com a robô, fiquei encantado. Passei uma hora acompanhando o desempenho dela, observando tudo que fazia. Fiquei tão impressionado e apaixonado que minha esposa brincou comigo, me perguntando se eu iria casar com a robô. E a partir daí surgiu a minha obstinação de colocar uma dessas no Almacen Pepe do Horto”, conta.

Ceo do Almacen Pepe, André Faro já  adianta que deve adquirir outros dois robôs em breve
Ceo do Almacen Pepe, André Faro já adianta que deve adquirir outros dois robôs em breve Crédito: Leo Trindade/ Divulgação

O modelo escolhido foi o KettyBot, fabricado na China, que realiza a entrega de pratos nas mesas e os recolhe à cozinha, recepciona e guia os clientes, exibindo ainda informativos e propagandas. “Além disso, o mais legal é que pode personalizar suas falas, exibir na tela fotos e filmes, levando os pedidos até o cliente de forma muito lúdica. Ainda na fase de testes, fizemos uma surpresa com uma aniversariante em nosso espaço. Ela estava reunida com toda a sua família e amigos e pedimos para a Bot levar o bolo. Foi o maior sucesso quando a Pepe surgiu cantando o ‘Parabéns da Xuxa’”.

O comando da área gourmet do Almacen Pepe fica por conta do chef Yuri Alvarez. Quem for lá, além de ser atendido pela robô, vai encontrar também desde o pão quentinho para o café da manhã até os combinados de sushi e o chopp para o happy hour, mais diversos produtos internacionais e nacionais. O espaço tem adega, bar, lanchonete, sorveteria com os gelatos artesanais, sushi-bar, pizzaria e hamburgueria.

“Pelo fato da Pepe Bot ser um atrativo em nosso espaço, o público está consumindo mais, devido a essa aproximação e interação que a robô causa em nossos clientes. É um aumento significativo, tanto no consumo quanto no volume de pessoas”, analisa Faro, que adianta que deve adquirir outras duas bots em breve.

Apesar de não revelar o valor do investimento para trazer o robô - por questões estratégicas da marca, só na fase de testes a chegada da Bot representou um incremento de 15% no fluxo do restaurante, de quinta-feira a domingo na semana passada.

“Robôs interativos e de serviços são uma forte tendência do setor de alimentação e já estão cooperando com grandes players pelo mundo. Como o fabricante do robô tem um representante oficial no Brasil para a comercialização, a Bot não demorou muito de chegar. Todos os trâmites levaram de 45 a 60 dias para a entrega na loja. A Bot traz inovação no atendimento, tornando o Almacen Pepe pioneiro”.

"A Bot traz inovação no atendimento, tornando o Almacen Pepe pioneiro"

André Faro

ceo do Almacen Pepe 

Como aumento do ticket médio de consumo devido à permanência por um tempo maior dos clientes, Faro já adianta que até o início do ano, o restaurante deve aumentar entre 10% a 20%, a oferta de novas vagas de emprego para atender a demanda.

“Os nossos atendentes já perceberam o quanto ela é atrativa aos nossos clientes. Nessa fase de testes feitos na área gourmet aumentamos o nosso faturamento gerando um retorno financeiro melhor, que irá impactar no aumento da nossa equipe. O acréscimo de contratações, não se estende somente a nossa área gourmet, engloba todo o nosso serviço, que vai desde o manobrista até nossa equipe de atendimento, abrindo novas oportunidades para o mercado de trabalho”.

Inovação

Para o professor do UniRuy e mestre em Marketing e Gestão Empresarial, José Hamilton Sampaio, a presença cada vez mais constante da tecnologia no atendimento ao consumidor pode se transformar em poderosa estratégia para criar vínculos, que resultem em engajamento e fidelização.

“Hoje, não basta conhecer o cliente. É preciso encantá-lo, apostar em soluções que atendam suas aspirações, satisfaçam seus desejos e necessidades, criando condições para gerar experiências memoráveis. Toda sua jornada precisa ser especial, uma experiência integrada. Sendo assim, nada mais estratégico que alinhar tecnologia de atendimento, mundo digital e ferramentas de marketing, para atender o consumidor desse segmento”, comenta.

"Hoje, não basta conhecer o cliente. É preciso encantá-lo, apostar em soluções que atendam suas aspirações, satisfaçam seus desejos e necessidades, criando condições para gerar experiências memoráveis. "

José Hamilton Sampaio

professor do UniRuy e mestre em Marketing e Gestão Empresarial 

Além disso, são clientes que estão hiperconectados, como complementa Sampaio: “São pessoas analíticas e que têm poder em suas decisões de compra. Utilizar esse avanço no nicho gourmet, para conquistar clientes e aumentar a lucratividade, se torna essencial”.

O consultor de negócios Elisandro Lima concorda que a presença do digital nessa jornada de consumo é uma realidade e os negócios que começam a entender isso conquistam mais valor agregado e saem na frente. “Os robôs trazem diversos recursos interessantes para esse segmento. Podem ser programados para fornecer informações precisas e consistentes, o que ajuda muito a evitar erros e frustração, além de coletar mais dados sobre esse consumidor e usar essas informações para personalizar e potencializar o atendimento. O mercado gourmet precisa de alta especialização e esse mecanismo pode ser a chance de inovar”, completa o especialista.