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Novo projeto gráfico do CORREIO completa um ano de sucesso


 

Prêmios, aumento de vendas e novos leitores estimulam crescimento do jornal

  • Da Redação

Publicado em 27/08/2009 às 07:16:33
Atualizado em 01/06/2023 às 14:26:29

No dia 27 de agosto de 2008, o CORREIO inaugurava uma nova fase de seus 30 anos de história. Novo formato, novo projeto gráfico, valorizando novos elementos de atração da leitura e as cores, novo projeto editorial, com foco nas questões de Salvador e da Bahia e buscando estar mais próximo dos leitores. Hoje, 27 de agosto de 2009, o CORREIO comemora um ano de sua nova fase, celebrando o aumento das vendas – quase três vezes mais do que há um ano – e preparando novidades para seus leitores.

Novo projeto gráfico e editorial do CORREIO completa um anoFoto: Robson Mendes

O sucesso com os anunciantes e os prêmios conquistados desde a reforma serviram para incentivar a criação de novos projetos. O jornal – que já reunia colunistas nacionalmente consagrados como Miriam Leitão, Elio Gaspari e Paulo Coelho e verdadeiras marcas da Bahia como Osmar Marrom Martins e Paula Magalhães – passou a contar, em 2009, com a coluna política diária do jornalista e ex-vereador Emmerson José, com o espaço VIP, da jornalista carioca Telma Alvarenga, com as colaborações semanais do escritor cearense Xico Sá, no esporte, e da arquiteta Renata Fernandes, no Bazar&Cia.

No mês passado, o CORREIO lançou seu novo suplemento Autos*, o caderno de veículos com a cara da Bahia que já é um sucesso entre anunciantes e leitores. E vem mais por aí. “Nosso objetivo é ter um jornal cada vez com mais qualidade e mais diversificado para atender a todos os tipos de leitores e suas necessidades”, afirma Luiz Alberto Albuquerque, diretor executivo do CORREIO, que coordenou o processo de mudança.

Reforma gráfica e editorial do CORREIOA reforma gráfica e editorial do CORREIO, que completa um ano hoje, teve impacto imediato nos leitores e, logo, o jornal começou a ganhar prêmios pela nova fase.

Novo projeto gráfico e editorial foi premiadoFoto: Reprodução

No fim de 2008, recebeu a medalha de prata na categoria Redesenho no 30º prêmio O Melhor do Design de Jornais (The Best of Newspaper Design), a mais importante premiação do mundo neste setor, concedida pela Society of News Design, que reúne mais de 2.600 profissionais da área de comunicação: editores, jornalistas, artistas gráficos, diretores de arte, ilustradores, fotógrafos.

Foi a primeira vez que um jornal brasileiro ganhou uma medalha por seu redesenho. O reconhecimento pela SND não foi o único recebido pelo jornal, que também conquistou prêmios nas áreas editorial, de marketing e comercial.

Reconhecimento da excelência crescenteFoto: Reprodução

A série de reportagens Justiça venal, publicada pelo CORREIO, sobre a negociação de sentenças no Judiciário baiano, foi premiada pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB). Os repórteres Marcelo Brandão e Flávio Costa ganharam o V Prêmio AMB de Jornalismo, na categoria regional Nordeste.

O CORREIO também foi um dos vencedores do prêmio anual da INMA (International Newspaper Marketing Association), uma das entidades mais importantes do mundo para a mídia impressa, conquistando o primeiro lugar na categoria Nova Marca, Novo Produto e Desenvolvimento de Audiência. A premiação contou com 531 inscrições de 157 jornais de 43 países.

Ousadia e crescimento: marcas do novo CORREIOFoto: Reprodução

No mês passado, o jornal recebeu mais um reconhecimento pelo impacto de sua mudança no mercado brasileiro. O CORREIO foi eleito o Veículo Impresso do Ano no Norte/Nordeste pelo júri do Prêmio Colunistas, a mais importante premiação da propaganda brasileira. O júri avaliou a reforma editorial e gráfica do jornal e os resultados obtidos em um ano de sucesso.

CORREIO foi eleito veículo impresso do ano Norte/NordesteFoto: Reprodução

Jornal na trilha da liderança na Bahia Em apenas um ano, um aumento de quase 200% no número de exemplares vendidos. Pelas projeções feitas para agosto, o CORREIO deve terminar o mês de aniversário de sua reforma editorial e gráfica com uma média de 21 mil jornais vendidos por dia.

CORREIO tem uma média de 21 mil exemplares por diaFoto: Reprodução

Em julho, o jornal apareceu pela primeira vez na lista dos 50 maiores diários do Brasil, de acordo com as estatísticas do IVC (Instituto Verificador de Circulação). “Os números do IVC revelam o sucesso do projeto e a aceitação do público”, afirma Luiz Alberto Albuquerque, diretor executivo do CORREIO.

A própria filiação ao IVC faz parte desta estratégia de sucesso. O instituto, formado pelas próprias empresas jornalísticas, tem como objetivo estabelecer a autenticidade da circulação de jornais e revistas no Brasil. O IVC promove auditorias regulares para constatar as vendas das publicações filiadas. Após a reforma, o CORREIO entrou em contato como instituto, fez as adaptações necessárias para possibilitar as auditorias e finalmente filiou-se ao IVC em janeiro, garantindo, assim, a anunciantes e parceiros, a mais tradicional fonte de verificação da circulação de jornais.

Novos leitoresA análise dos números mostra que o CORREIO conquistou novos leitores. “O crescimento do nosso jornal foi muito maior do que a queda de vendas do principal concorrente, o que indica que o CORREIO atraiu um público novo para o mercado, interessado em um produto mais moderno, mais ágil, mais agradável de ler e mais próximo do cotidiano”, destaca Albuquerque.

Homens são maioria dos leitores do CORREIOFoto: Reprodução/ Editoria de Arte

Os Estudos Marplan - reconhecidos pelo mercado publicitário como referência para o planejamento estratégico de mídia - revelam que o CORREIO tem 45% dos seus leitores na classe A/ B, o que aponta para a qualificação de seu público, e outros 45% na classe C, a que mais cresce em consumo do Brasil.

As pesquisas conduzidas pela Ipsos Marplan - empresa com uma rede de campo respeitada pela qualidade e continuidade de seus trabalhos - revelam também que o leitor do CORREIO é, na maioria, jovem: 62% têm menos de 39 anos. “O mundo mudou e o mercado de jornais da Bahia também. E os números mostram que o CORREIO já é um jornal com uma fortíssima presença neste mercado”, comenta o diretor executivo do jornal.

Classe A, B e C compõem a maioria dos leitoresFoto: Reprodução/ Editoria de Arte

ClassificadosO CORREIO, entretanto, tem como objetivo alcançar a liderança do mercado dos jornais na Bahia e, para isso, prepara uma série de iniciativas para os próximos 12 meses. “Teremos novos produtos editoriais, uma mudança significativa nos nossos classificados, com a parceria com o maior portal de classificados do Brasil, e a reformulação completa do site do CORREIO. O mundo não para de mudar e o jornal continuará mudando com ele”, afirma Albuquerque, lembrando a campanha de lançamento do novo projeto – “CORREIO: porque o mundo mudou”.

Leitores jovens até 39 anos são público-padrãoFoto: Reprodução/ Editoria de Arte

O CORREIO é uma das 15 empresas que compõem a Rede Bahia. O grupo empresarial começou atuando no setor de construção civil, com a criação da Construtora Santa Helena, em 1975. Dez anos depois, iniciou a diversificação, que iria marcar a trajetória de liderança, com a criação da TV Bahia.

Os segmentos de comunicação e entretenimento abarcam atualmente a maioria dos 1.032 funcionários, espalhados por seis municípios onde a rede mantém as sedes de suas empresas. Neles estão instaladas as afiliadas da Rede Globo.

A TV Bahia é a cabeça de rede das seis afiliadas Globo na Bahia, que compõem a Rede Bahia de Televisão, maior rede de emissoras de TV do Norte e Nordeste. Integram o grupo ainda uma emissora de TV fechada, duas emissoras e uma rede de rádio, que levam informação, cultura e entretenimento para mais de 12 milhões de pessoas.

Jornal aumento três vezes a sua vendagem em um anoFoto: Reprodução/ Editoria de Arte

A rede é o primeiro e único grupo de emissoras de TV aberta a cobrir todo o estado da Bahia. Todas as emissoras são líderes de audiência e garantem, assim, a maioria das verbas publicitárias dos anunciantes locais e nacionais.

Transmissão digital consolida liderança da Rede Bahia A TV Bahia foi a primeira do Norte e Nordeste a ingressar na era digital, em 1º de dezembro de 2008. A meta da Rede Bahia agora é a consolidação e expansão da nova tecnologia para o interior do estado. O cronograma prevê a inserção de Feira de Santana em 2011, de Itabuna e Conquista em 2012 e, por fim, Juazeiro e Barreiras, em 2013.

Para oferecer ao telespectador a transmissão do sinal em alta definição, a Rede Bahia investiu, até o momento, R$ 8 milhões no projeto. Nos próximos cinco anos, destinará mais R$ 32 milhões. Tudo para levar a cobertura digital para as suas cinco afiliadas no interior do estado - TV Subaé, TV Santa Cruz, TV Sudoeste, TV São Francisco e TV Oeste.

 

Transmissão digital consolida liderançaFoto: Márcio Costa e Silva

Esses investimentos são parte da estratégia vitoriosa da Rede Bahia que garante a liderança em audiência de todas as suas emissoras. O seu sinal via satélite chega hoje a todos os municípios da Bahia e a digitalização de seus equipamentos tem como objetivo principal melhorar a qualidade do sinal de suas retransmissoras, e atender cada vez melhor os telespectadores de todo o estado com informação regionalizada e serviços locais, que vêm garantindo a ampliação da audiência.

A nova tecnologia faz parte da vida de 3,8 milhões de baianos, que já podem ter acesso a alta definição de imagens e som - e com qualidade superior à de um DVD. Com o ingresso na era digital, a população pode assistir à novela ou ao filme preferido em computadores, tevês portáteis e até mesmo celulares, sem chuviscos, fantasmas, interferências, chiados ou cores borradas. Tudo de forma gratuita.

Para ter acesso aos benefícios da TV digital, como imagem e som límpidos e aplicações interativas, o consumidor precisa comprar um conversor digital ou uma TV que já esteja adaptada à antena UHF. A previsão é que até o fim deste ano todas as capitais brasileiras estejam transmitindo a TV digital.

Palavra de quem lê'Este ano de novo CORREIO representa uma verdadeira revolução na imprensa do país e a prova disso é a aceitação cada vez maior pelo público, a relevância e a repercussão do jornal em todos os setores da nossa sociedade'

Antonio Carlos Júnior, integrante dos conselhos de administração e editorial do CORREIO

'O CORREIO se reinventa a cada dia, mas de uma coisa todos podem ter certeza sempre: o que a Bahia quer - e precisa - saber, cada vez mais, o leitor encontra aqui da maneira mais moderna e acessível a todos os públicos'

Luis Eduardo Magalhães Filho, integrante dos conselhos de administração e editorial do CORREIO

“O público consumidor de jornais aprovou a novidade. Desejei e continuo desejando todo sucesso para o CORREIO, por ter certeza de que o seu êxito faz bem à democracia e ao segmento na Bahia”. Jaques Wagner, governador da Bahia

“Com seu projeto inovador e sua preocupação com a nossa cidade e seus cidadãos, o CORREIO tornou-se um veículo inteiramente afinado com a Salvador moderna e democrática que estamos construindo”.

João Henrique, prefeito de Salvador

“O CORREIO merece aplausos pela decisão de se tornar um jornal pautado no que há de mais avançado na imprensa no mundo, tendo a coragem de ousar em transformações tão significativas”.

Tarcízio Pimenta, prefeito de Feira de Santana

“A reforma gráfica e editorial do CORREIO nos faz constatar que é possível melhorar sempre, buscando o aperfeiçoamento gráfico do jornal e aliando a informação a um projeto mais atraente”.

José S. Gabrielli, presidente da Petrobras

“O novo formato estimula a leitura. O jornal tem mantido uma linha editorial que privilegia o respeito à verdade dos fatos. Parabéns a toda a equipe que pensa e produz o CORREIO, com ética e profissionalismo”. Alan Sanches, presidente da Câmara

“O CORREIO conquistou espaço próprio. Inovador, seu design facilita a leitura. Ele também apresentou uma importante evolução em termos de conteúdo, tornando-se uma publicação plural”. Victor Ventin, presidente da Fieb 

“Neste um ano, o CORREIO avançou muito, principalmente em termos de imparcialidade. No formato, porém, prefiro jornais maiores, por uma questão pessoal, de costume”.

Marcelo Nilo, presidente da Assembleia 

“Como presidente do Jornal do Commercio, de Pernambuco, sei das dificuldades nas mudanças. Além de conservar o seu público tradicional, o jornal conquistou uma nova geração de leitores”.

João Paes Mendonça, presidente do grupo JCPM

“O CORREIO procurou um novo conceito gráfico e editorial e está mostrando sua força como um dos grandes veículos da Bahia. Cumprimento a todos, entre eles, aos amigos Marrom e Hagamenon”.

Cláudia Leitte, cantora

“O CORREIO ficou mais ágil , moderno e de fácil assimilação. Toda notícia tem seu foco respeitado, o que favorece e muito o conteúdo transmitido ao leitor. O CORREIO é massa e é baiano! Parabéns!”

Ivete Sangalo, cantora

“Toda manhã, passeio pelas páginas do CORREIO e saio de casa ‘sabida’. Leio Emmerson José, Marrom, Hagamenon. Pulo as notícias do esporte para não me chatear com o tricolor. Mas torço pelo CORREIO”.

Lícia Fábio, promoter 

“Está muito legal. A qualidade das imagens ficou muito show. O jornal está todo colorido, com fotos grandes. Acho que isso aí está fazendo o jornal se destacar mais ainda e estar pau a pau com os outros, né?”

Acelino Popó Freitas, ex-boxeador

“A excelente ideia dessa mudança de leiaute fez com que o jornal se tornasse mais moderno e evoluído, seguindo as novas tendências de mercado. Gosto de ler e tenho acompanhado desde a mudança”.

Durval Lelys, cantor

“O CORREIO Asteriscão renovou o fino espírito dos seus alegres primeiros dias de Correio da Bahia, quando o jornal arejou a imprensa baiana com matérias de comportamento e cultura sempre ousadas e criativas'.

Roberto Albergaria, antropólogo

“Gosto de ver o CORREIO se renovando. Sua grande vitória é essa conquista diária de novos leitores. Nesse aspecto, o jornal tem grande destaque. Mais ousadia e mais tempo de vida a este novo CORREIO”.

Fernando Guerreiro, diretor de teatro

“Vi a nova estrutura gráfica e acho interessante. Gosto do formato, acho mais bonito e confortável. É legal o CORREIO ter feito a mudança e espero que Salvador possa ter mais jornais, com material jornalístico'.

Antônio Risério, antropólogo

“Achei que o CORREIO evoluiu bastante. Ficou mais leve, com uma linguagem mais clara para a população. Acho que o CORREIO saiu na frente no mercado jornalístico. Estou gostando'.

Marcelo G. Filho, presidente do Bahia

“Acho que ficou muito legal e fácil de ler, principalmente para quem não tem costume de ler jornal. E, com esse novo formato, o CORREIO ficou mais compacto e fácil de encontrar as informações”.

Edilson, ex-jogador

“O jornal melhorou muito. Está bem legal, leve, compacto e fácil de ler. O conteúdo também merece elogios, pois está muito bom. O jornal é bem informativo e o preço é bom. Eu estou gostando'.

Bobô, diretor geral da Sudesb

“Estou gostando muito. Tenho assinatura do CORREIO em casa, gosto da nova formatação, prática e muito boa para o dia-a-dia, porque dá a informação sucinta e você fica informado”.

Alexi Portela Jr., presidente do Vitória

(notícia publicada na edição impressa do dia 27/08/2009 do CORREIO)