Assine

Documento comprova que ex-gerente da Transpetro operava propina investigada pela Lava Jato na Bahia


 

Por Jairo Costa Júnior

  • Da Redação

Publicado em 16/05/2018 às 05:00:00
Atualizado em 18/04/2023 às 10:12:06
. Crédito: .

Um documento obtido pela força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) comprova o papel do ex-gerente da Transpetro no Nordeste José Antônio de Jesus como operador da propina arrecadada sobre contratos da subsidiária da Petrobras e repassada a políticos baianos de 2010 a 2014. No conjunto de arquivos apreendidos em 2017 pela Operação Sothis, 47ª fase da Lava Jato, consta uma procuração em que José Antônio assume plenos poderes para movimentar contas bancárias e recursos da empresa JRA Transportes, apontada como destinatária de repasses ilícitos originados do esquema. O documento foi assinado em 2011 e registrado em cartório pelo então sócio do ex-gerente, o empresário José Roberto Soares Vieira, executado em janeiro deste ano após delatar o pagamento de propina na Transpetro.

Arquivo X A procuração está anexada pelo MPF ao pedido de condenação de José Antônio de Jesus por corrupção passiva e ocultação de bens.

Marcha de avanço Articuladores políticos da oposição ao governador Rui Costa (PT) escalaram a tropa de choque do prefeito ACM Neto na Câmara para a linha de frente da campanha de José Ronaldo (DEM) em Salvador. Na noite de ontem, o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) se reuniu com vereadores da base aliada e definiu três diretrizes para tentar impulsionar o nome de José Ronaldo na capital, cujos votos são considerados estratégicos na disputa contra o petista. Da lista, a principal é organizar o quanto antes um grande encontro em Salvador para o candidato democrata ao Palácio de Ondina, sob a coordenação de Neto e Reis. A data será definida nos próximos dias.

Pé na rua No encontro, Bruno Reis pediu também aos vereadores alinhados ao DEM a montagem de uma agenda intensa de eventos nos próprios redutos eleitorais, com a presença de José Ronaldo. O vice-prefeito solicitou ainda aos parlamentares que mobilizem suas lideranças de base em Salvador para alavancar a candidatura oposicionista antes da campanha oficial. A ideia é chegar em meados de agosto com pelo menos 20 pontos nas pesquisas de intenção de voto  para a sucessão estadual.

Conta e cadeia Um dos 12 estados que já concluíram o cadastro no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Bahia registrava até  ontem à noite 13.230 detentos em unidades prisionais e carceragens da polícia. A maioria - aproximadamente 7.200 presos - aguarda julgamento, enquanto outros 6.017 cumprem pena após condenação, sendo 3.358 em regime de execução provisória e  2.659 com sentença definitiva. Há ainda, segundo os dados fornecidos ao CNJ, 1.769 procurados e seis foragidos na Bahia.

Bola de neve Dois candidatos à prefeitura de Salvador em 2016 preparam campanha sem quitar a anterior: os deputados Sargento Isidório (Avante) e Alice Portugal (PCdoB) ainda devem R$ 12 mil e R$ 1 milhão, respectivamente.

É um absurdo! Só na Bahia atual  isso acontece Carlos Geilson, deputado estadual do PSDB, ao narrar no plenário da Assembleia o caso de uma comerciante de Feira de Santana que teve o carro apreendido por engano pela PM, mas não consegue retirar o veículo do Detran há um mês, mesmo com provas da falha.

Pílula

Idas e vindas - Preso ontem ao se apresentar na Justiça de Santo Amaro, conforme publicado em primeira mão pela versão online da coluna,  o ex-prefeito da cidade Ricardo Machado (PT) deve deixar hoje a cela que ocupa na Polinter para comparecer a outra audiência da Operação Adsumus. Foragido desde o último dia 4, quando teve a prisão autorizada, Machado esperava ganhar o segundo habeas corpus do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas a decisão acabou não saindo. Para não complicar de vez a vida, achou melhor aparecer e encarar a cadeia.