Assine

Correio lança exposição Cenas de Carnaval, confira


 

A mostra faz parte do projeto Correio 40 anos e reúne imagens históricas da maior festa de rua do planeta

  • Vinicius Harfush

Publicado em 13/02/2019 às 23:30:00
Atualizado em 19/04/2023 às 11:07:04
. Crédito: Fotos: Betto Jr.

Quem nunca se perdeu no tempo quando parou para dar uma olhada naquele velho álbum de família?  Agora, imagine se você pudesse voltar cinco, dez ou vinte anos atrás e dar de cara com aquela foto do show inesquecivel no Carnaval, ou o registro daquele bloco que marcou sua memória? 

É exatamente essa sensação que a exposição Cenas de Carnaval traz para o público soteropolitano. A mostra faz parte do projeto do CORREIO 40 anos e relembra momentos icônicos da maior festa de rua do planeta. Com curadoria do editor de fotografia Marcio Costa e Silva e do jornalista Ivan Dias Marques, a exposição foi inaugurada hoje (13) no piso L1 do Salvador Shopping, podendo ser visitada, gratuitamente, até o dia 26 de fevereiro.

“Acho que a exposição revive um pouco de todas as sensações, da multiculturalidade que o Carnaval tem. Ela desperta alegria, admiração, saudade. É o momento de registrar o Carnaval como uma festa grande e importante para nossa cidade”, afirmou Ivan. Ivan Marques e Marcio Costa e Silva são os curadores da exposição O espaço foi montado pensando na interatividade que público mantém com a folia. Por isso, um painel participativo foi montado para que o público pudesse escolher a foto, ampliar, diminuir e procurar o que achasse mais interessante. Para os menos curiosos, telas de led foram colocadas para reprisar as fotografias tiradas por profissionais e ex-profissionais do jornal, em diferentes épocas.

Ao fundo, uma linha do tempo foi montada e destaca os grandes momentos vividos no Carnaval, como a presença de artistas internacionais; as estreias de blocos afro como o Olodum e o Malê Debalê em 1980; e as grandes inovações dos artistas, como a percussão colocada à frente do trio durante  nos anos 90 por Carlinhos Brown.  Betto Jr., Marina Silva e Arisson Marinho são fotógrafos do CORREIO e tiveram suas fotos expostas Para trazer ainda mais o gostinho de Carnaval, os cantores  Márcia Short e  Edu Casanova comandaram a trilha sonora da abertura. Edu destacou a importância desses registros para a memória da festa de rua. “Nós artistas transformamos a energia popular em música, e o CORREIO fotografou e transformou isso nessas imagens, um Carnaval do povo”. Já Márcia agradeceu ao CORREIO por retribuir aos artistas que estiveram presentes no Carnaval. “Essa exposição é, para nós artistas, a certeza da nossa história bem contada, bem retratada. Registrada para sempre”, disse. 

Mas nem só de cliques dos famosos foi montada a exposição. Para Marcio, a essência do Carnaval está naquilo que passa mais despercebido, no anonimato. “Sem as pessoas não há festa, as pessoas anônimas dão vida ao Carnaval. Isso é o encanto, por isso procuramos mostrar as pessoas que traduzem essa alegria. Elas são tão importantes quanto os artistas”, disse .

O diretor de Jornalismo e Mídias Digitais do jornal, Roberto Gazzi, contou que, quando o projeto de 40 anos foi idealizado, foi pensada uma comemoração para toda a cidade. “Nós temos uma história muito rica, assim como nosso acervo fotográfico, formado por excelentes profissionais”, afirmou.  A cantora Márcia Short se apresentou durante a mostra O cantor e compositor Edu Casanova também animou a exposição  Cenas de Carnaval é um oferecimento do Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio da Claro, Fieb, Salvador Shopping, Vinci Airports e Unijorge.

*com orientação da editora Ana Cristina Pereira