Assine

Cajazeiras Criativa: 'Não pode deixar de ter perseverança'


 

Para não perder o negócio para crise, o comerciante Josué dos Santos aproveitou a onda fitness e inventou até o coco detox, sem deixar de apostar também em promoções

  • Priscila Natividade

Publicado em 16/08/2017 às 07:00:00
Atualizado em 17/04/2023 às 10:42:07
. Crédito: Foto: Almiro Lopes/ CORREIO

O Coco Detox criado por Show  leva gengibre, limão, água de coco, couve, hortelã e abacaxi (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO) Quando chegou no bairro, o comerciante Josué dos Santos (mais conhecido como Show) foi atraído pela boa fama que Cajazeiras tinha, conta: “Um colega me deu a ideia de que Cajazeiras era uma roça que gerava dinheiro, aí comecei a vender com meu carrinho de mão,  aipim, carambola, limão e maracujá e estou aqui até hoje”.

A venda de porta em porta garantia o pão de todo dia, só que Show queria apostar em um ponto fixo. “Eu pedi permissão aos comerciantes daqui para montar meu quiosque e vender  coco ralado e  aipim no São João”, lembra. Mas onde é que o coco entra nessa história?

O São João passou, mas nem por isso ele desistiu. “Um outro colega meu tinha uma plantação de coco e perguntou se eu não poderia vender o coco por R$ 0,50. Aí eu topei e fui colocando também na barraca  bolo, salgado e caldo de cana”. Com essa onda de ser “fitness”, Show ainda deu outra incrementada  no negócio e inventou o coco detox:“O detox leva gengibre, limão, couve, abacaxi, água de coco e hortelã”. É sucesso no Green Coco de Cajazeiras (nome da barraca), garante. Tem feito muito frio e a crise também não tem ajudado, no entanto o comerciante tratou logo de lançar promoção. “Dinheiro do povo é R$ 2. Qualquer coisa na barraca sai por esse valor. Não pode deixar de ter perseverança”, afirma.CORREIO ENCONTROS ACONTECE NESTA QUINTA EM CAJAZEIRAS Especialistas em crédito e empreendedorismo participam quinta-feira (17) da 3ª edição do CORREIO Encontros onde irão debater soluções para incrementar e desenvolver o potencial empreendedor do bairro. O evento é gratuito e acontece das 9h às 12h, na Praça de Alimentação do Shopping Cajazeiras. 

Entre os palestrantes estão o especialista em empreendedorismo e mercados José Nilo Meira e a gerente estadual de Microfinanças do Banco do Nordeste, Lana Pinto Oliveira, que irão tirar dúvidas dos microempresários e também de quem deseja montar o seu próprio negócio. 

A iniciativa conta com o apoio do Banco do Nordeste, que estará presente no local com um estande com informações sobre o Crediamigo. O banco deve inaugurar, até o final do ano,  mais seis agências de microcrédito – em Cajazeiras, São Cristóvão, Plataforma, Paripe e em dois locais ainda não divulgados.

Segundo dados da Junta Comercial da Bahia (Juceb), 1.878 empresas estão em atividade no bairro. Se fosse uma cidade, Cajazeiras seria maior em população do que 379 municípios baianos.  Os números confirmam potencial que a região tem para o empreendedorismo. Só para se ter uma ideia, as oito Cajazeiras -  2, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11 - somam uma população de 60.213 mil habitantes, de acordo com o IBGE.