Assine

Bolsonaro publica vídeo com frase atribuída a ditador fascista Benito Mussolini


 

Em gravação, um senhor caminha pelas ruas esbravejando que a ‘liberdade vale mais que a morte’

  • Da Redação

Publicado em 01/06/2020 às 15:06:57
Atualizado em 07/05/2023 às 15:49:06
. Crédito: .

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou nas redes sociais, nesse domingo (31), um vídeo em que aparece a frase atribuída ao ditador fascista italiano Benito Mussolini. “Melhor viver um dia como leão que 100 anos como cordeiro”, afirma um trecho da gravação, que também sustenta que “mais vale viver lutando com honra pela liberdade do que ficar escondido sem a coragem de ajudar a seu país”. 

A postagem foi no feita no mesmo dia em que o presidente participou de manifestações em Brasília, em determinado momento montado num cavalo, e após confrontos em atos em São Paulo e no Rio de Janeiro entre manifestantes pró e contra o governo.   No vídeo, um senhor italiano caminha pelas ruas esbravejando que a “liberdade vale mais do que a morte” e que “a liberdade não tem preço”. 

Na legenda da postagem, Bolsonaro escreve que o idoso conseguiu fazer um resumo da situação do Brasil. “Em 1 minuto o velho italiano resumiu o que passamos nos dias de hoje”, diz o texto. 

Mussolini assumiu o poder na Itália em 1922, conduzindo o país de forma autoritária que culminou em uma aliança com Adolf Hitler, ditador nazista da Alemanha, na Segunda Guerra Mundial.

A aliança de Hitler e Mussolini levou à morte, pelo menos, 400 mil pessoas na Itália. O “duce”, como era conhecido, acabou fuzilado por membros da resistência local em 1945, ano em que a guerra acabou, e teve seu corpo exposto em praça pública em Milão.