Assine

O filme que me formou: Um Sonho de Liberdade e O Jogo da Imitação


 

Empreendedores contam o que estas obras ensinaram para garantir o sucesso de seus negócios

  • Priscila Natividade

Publicado em 07/05/2018 às 06:03:00
Atualizado em 18/04/2023 às 09:19:07
. Crédito: Foto: Divulgação

Na segunda matéria da série de reportagens sobre filmes que inspiraram empreendedores baianos, a indicação dos longas fica por conta dos empresários, Luciano Navarro e Frederico Teixeira. Confira:    

Um sonho de liberdade  (The Shawshank Redemption, 1994, 2h22 min)

Após ser condenado à prisão perpétua pelo assassinato da esposa e do amante dela, o banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins) desenvolve na prisão uma forte amizade com ‘Red’, um detento veterano (Morgan Freeman), que vai ajudá-lo a se adaptar ao mundo da cadeia, ainda que seja inocente.  (Foto: Divulgação) Como empresário, busco sempre referências em cenários externos para me espelhar e melhorar profissionalmente, adaptando este aprendizado às situações do meu dia a dia. Um filme que me marcou foi Um Sonho de Liberdade (1994), pelas grandes mudanças de alguns personagens e a persistência e determinação do personagem principal. No filme, Andy Dufresne é condenado a duas prisões perpétuas pela morte de sua esposa e seu amante. Sem nenhum álibi, Andy não tem como provar sua inocência. No presídio, durante dezenove anos, ele fez amizade com Red, um “veterano” do local. Além de sofrer as brutalidades da vida na cadeia, ele se adapta: ajuda os carcereiros, muda as vidas de muitas pessoas no presídio e consegue atingir seu objetivo, que é ter a liberdade. Uma característica em um empreendedor que considero marcante é justamente o que mais surpreende no personagem de  Andy: a sua ousadia e determinação, além da grande transformação do acomodado Red, que é outra característica de um empreendedor: a flexibilidade, estar aberto a mudanças. No filme, é possível perceber toda a trama em volta do planejamento de Andy para alcançar seus objetivos, o que é indispensável, seja em uma empresa ou em algum projeto pessoal. Então, o planejamento é o primeiro passo do sucesso. Entretanto, ele seguia adaptando seu planejamento conforme as mudanças do ambiente, que é exatamente o que nós fazemos em nossa empresa para alcançarmos nossas metas.Toda ajuda desses “empreendedores” que nos inspiram nas telinhas é aplicada em nossa empresa, pois acredito que assim nos tornamos profissionais melhores.   'Uma característica em um empreendedor que considero marcante é justamente o que mais surpreende no personagem de Andy: a sua ousadia e determinação' (Foto: Divulgação) Luciano Navarro  é formado em Administração de Empresas e sócio e diretor administrativo financeiro da Maqhin Soluções Inovadoras. A empresa atua na área de Inovação, Tecnologia e Comunicação com o desenvolvimento de aplicativos, softwares, sites, design gráfico, branding e consultoria. Já conquistou prêmios como o 3º lugar do Inova Talentos (Brasil) e Inventores independentes do NIT-BA. 

O jogo da imitação  (The Imitation Game, 2014, 1h54 min) 

Durante a Segunda Guerra Mundial, um matemático britânico, Alan Turing (Benedict Cumberbatch), lidera uma equipe de analistas de criptografia para decifrar o famoso código alemão Enigma, usado pelos nazistas para  enviar mensagens aos submarinos. O filme foi indicado a oito Oscars e ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado.   (Foto: Divulgação) Faz quase seis anos que deixei a minha terra, Minas Gerais, e vim parar em terras soteropolitanas. Não trouxe a minha família, mas trouxe muita saudade e o meu pedaço de queijo. Hoje, aqueles queijos que trazia para Salvador, a pedido de amigos, são sinônimo de empreendedorismo. A partir daí, fui buscando tudo que eu poderia agregar em relação a conhecimento na nova vida que se iniciava, a de empreendedor. Estava bem no início da empresa quando foi surgindo um turbilhão de ideias, autoconhecimento, novos conhecimentos e, a partir de então, vi que estava faltando aquele “encaixe”, que logo foi aparecendo e, fazendo um trocadilho, o filme, O Jogo da Imitação  foi uma das peças ausentes naquele momento. Assisti a muitos filmes excelentes durante o meu processo de empreender. Entretanto, esse revelou uma grande mensagem: mesmo se gênios, nós precisamos uns dos outros. O personagem principal do filme tinha uma mente brilhante, raciocinava de forma incrível e ágil, mas seu problema de relacionamento com outras pessoas o prejudicava demais, até o ponto que ele decidiu mudar. Essa é a lição no empreendedorismo, e para que tudo dê certo o trabalho em equipe de maneira harmônica é fundamental, sem ele nada vai para frente. Outro ponto: raciocine como o seu concorrente, escute ele, forme parceiros, transforme-os em parceiros, esse é o sucesso e chave para tudo. 'Esse fime me revelou uma grande mensagem: mesmo sendo gênios, precisamos uns dos outros', comenta Frederico. (Foto: Divulgação) Frederico Teixeira é proprietário da Oxe É de Minas. Há quase seis anos, o empresário deixou sua terra natal e veio para Salvador trazendo queijo e doces mineiros para a capital baiana. Em janeiro deste ano, Frederico inaugurou a primeira loja física da Oxe É de Minas, no Mercado do Rio Vermelho, antiga Ceasinha.