Assine

Saúde em jogo? Entenda por que os cigarros eletrônicos são famosos entre os jovens e quais são as consequências do seu uso


 

Febre entre os jovens, os 'vapes' preocupam pais e professores após flagrarem alunos fumando dentro de escola em Salvador

  • Da Redação

Publicado em 11/04/2022 às 16:25:00
Atualizado em 19/05/2023 às 21:45:20
. Crédito: .

Nas últimas semanas, circularam nos portais de notícias que estudantes de escolas de Salvador estavam utilizando cigarros eletrônicos dentro das dependências das escolas, o que preocupou pais e professores. Escolas emitiram comunicados alertando para os perigos do uso desses produtos em excesso.Quem tem os costume de frequentar os bares e baladas de Salvador não acha nem um pouco esquisito o uso dos cigarros eletrônicos nesses espaços. Modernos e com a grande vantagem de não emitirem um odor desagradável, esse produto chegou com força há alguns anos na capital baiana. Mas após o período da pandemia, uma revelação nada agradável evidencia que o dispositivo tem atingido pessoas cada vez mais jovens. 

Mas afinal, o que atrai os jovens a utilizarem um cigarro eletrônico, mesmo que esse adolescente nunca tenha sequer experimentado um cigarro convencional? O que torna esses produtos acessíveis a esse público? É sobre isso que o 44º episódio do O Que a Bahia Quer Saber vai discutir nesta semana. O episódio recebe a pneumologista Suzianne Lima, a psicóloga e terapeuta cognitiva comportamental, Priscila Pardo, e Alexandro Hazard Lucian. 

Hazard é um dos principais nomes do país quando se trata de cigarros eletrônicos. Usuário há seis anos, ele abandonou o cigarro convencional após quase duas décadas e afirma que o dispositivo eletrônico salvou sua vida.

Desde então, ele atua como estudioso do assunto e escreve sobre a Redução de Danos do Tabagismo (RDT). O conceito trata os cigarros eletrônicos como um meio de amenizar e reduzir a dependência de nicotina em usuários do cigarro convencional.

Clique no player abaixo para ouvir o episódio do O Que a Bahia Quer Saber:

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

Aliás, importante informar que o cigarro eletrônico não leva apenas esse nome. Vaper, pod, mod... todas essas são variações do cigarro eletrônico e, apesar de terem algumas diferenças, funcionam da mesma forma. Entre as diferenças, os vapes são os aparelhos maiores, geralmente têm juices com menos nicotina, mas eles geram muito mais fumaça. Já os pods, que são bem pequenos, alguns simulam até o formato do cigarro convencional, eles até fazem menos fumaça, mas se tornam mais nocivos já que contém uma nicotina bem mais concentrada que os outros produtos.

A produção, narração e edição do programa é de Vinícius Harfush.

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:

Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.

Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.

Castbox:

<

Para ouvir diretamente no Castbox, clique aqui.

Deezer:

Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.

Google Podcasts:

Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.

Outros aplicativos

Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.

Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.