Assine

Síria: Militantes derrubam caça russo e matam piloto na província de Idlib


 

O piloto foi morto depois de ejetar e resistir à captura

  • Da Redação

Publicado em 03/02/2018 às 16:16:00
Atualizado em 18/04/2023 às 00:55:07

Militantes ligados à Al-Qaeda na Síria derrubaram um caça russo neste sábado (3) e mataram seu piloto depois que ele se ejetou do avião e pousou no solo na província de Idlib, no noroeste do país. O piloto resistiu a ser capturado e atirou contra os militantes, que depois atiraram de volta e o mataram, de acordo com um dos rebeldes e com informações de grupos de monitoramento.

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou a derrubada do Su-25 e disse que o piloto foi morto na luta contra “terroristas”. Segundo reportagem da TV Zvezda, do ministério de Defesa russo, a informação preliminar era de que o avião foi atingido por um míssil portátil terra-ar em uma área sob controle do braço da Al-Qaeda na Síria.

O Observatório sírio para os direitos humanos, grupo com sede no Reino Unido, disse que o avião foi derrubado no sábado à tarde, perto da cidade rebelde de Saraqeb, que as tropas sírias tentavam tomar sob a cobertura de ataques aéreos russos. A Rússia é um aliado importante do presidente Bashar Assad e vem realizando uma campanha militar em nome de suas forças desde 2015. Desde então, as tropas sírias capturaram grande parte do país e nas últimas semanas estão fazendo avanços em Idlib.

A província também é uma base para o braço da Al-Qaeda na Síria e outros grupos islâmicos. Um militante sírio na área disse que o piloto russo foi baleado e morto quando resistiu à captura. O piloto abriu fogo enquanto os rebeldes tentavam capturá-lo, disse o militante, que pediu para não ser identificado porque não estava autorizado a falar com a mídia.

Um vídeo que circula em mídias sociais mostra um corpo de um homem, seu rosto manchado de sangue, enquanto homens armados estão ao seu redor. Um dos homens grita: “Ele é russo”. A autenticidade do vídeo não pode ser confirmada de forma independente. No início do dia, o observatório e o braço de mídia de militantes ligados à Al-Qaeda relataram intensos ataques aéreos em Idlib. O observatório reportou mais de 35 ataques aéreos em Saraqeb desde sexta-feira, acrescentando que muitos de seus moradores estão fugindo.

A Agência de Notícias Ibaa, do Comitê de Libertação Levant, ligado à Al-Qaeda, disse que aviões de guerra e helicópteros russos e sírios estão disparando contra Saraqeb e a aldeia de Tel Mardeekh em Idlib desde as primeiras horas do sábado. A agência de notícias estatal da Síria, Sana, disse que as tropas sírias capturaram a aldeia de Maasaran, bem como a colina de Tel-Tokan, cortando as ligações entre Saraqeb e o reduto rebelde de Maarest al-Numan.

Enquanto isso, neste sábado ocorreram confrontos de tropas turcas e combatentes da oposição síria aliados contra uma milícia curda síria no enclave de Afrin. O Exército turco disse que dois de seus soldados foram mortos na Síria e um terceiro foi morto no lado turco da fronteira em um ataque realizado por milicianos curdos sírios.