Avianca paga taxas aeroportuárias e opera normalmente em Salvador
A Avianca tem uma dívida de aproximadamente R$ 10 milhões em taxas atrasadas.
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Da Redação
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A Avianca Brasil realizou o pagamento das taxas aeroportuárias e vai operar normalmente até a próxima terça-feira (16) no Aeroporto Internacional de Salvador.
A Vinci, concessionária que administra o aeroporto, tem exigido que a companhia aérea realize o pagamento antecipado das taxas para autorizar as decolagens das aeronaves. A Avianca tem uma dívida de aproximadamente R$ 10 milhões em taxas atrasadas.
Em recuperação judicial desde dezembro do ano passado, a Avianca afirma "que está realizando os pagamentos para garantir suas atividades nos aeroportos onde opera". Caso os valores por decolagem não sejam pagos, os voos da Avianca não estariam liberados. A medida começou a valer desde a última segunda (8).
Após a decisão, a companhia tem informado aos passageiros antecipadamente sobre a situação dos voos através de boletins divulgados na imprensa, em seu site e nas redes sociais.
Voos cancelados A Avianca decidiu encerrar sete voos que tinham Salvador como destino ou partida em abril. Outras capitais do país também serão afetadas com a decisão.
A descontinuidade de algumas rotas vai acontecer em abril, como parte de uma estratégia para evitar a falência da empresa. Rotas como Salvador/Aracaju (SE), Brasília (DF)/ Salvador, Recife (PE)/ Salvador e Petrolina (PE)/ Salvador serão suspensas.
Em nota, a assessoria da empresa informou que "está readequando a sua operação e reduziu o tamanho de sua frota com o objetivo de operar 23 destinos, com 26 aeronaves".
"A Avianca Brasil informa que as 32 rotas remanescentes são estratégicas e continuam a ser operadas normalmente, com seus pousos e decolagens mantidos dentro do cronograma previsto. Para os passageiros com bilhetes emitidos para os destinos que deixam de ser atendidos, a empresa informa que cumprirá a resolução 400 da Anac", informou a Avianca.
Pode ser atingido pelo cancelamento?
Decolagem de Salvador: O passageiro pode requerer assistência material pelo deslocamento de sua residência para o aeroporto ou, em casos em mais graves, até exigir que a empresa pague um hotel em padrão compatível com a passagem. Ou seja, se ele comprou uma passagem na primeira classe, a hospedagem deve ser compatível.
Conexão: O passageiro deve se dirigir ao balcão da Avianca e pedir a ela as informações para a minimização dos efeitos do atraso ou cancelamento. A partir de 2 horas de atraso, ele direito a ligação providenciada pela empresa para informar a familiares ou no trabalho; a partir de 4 horas, recebe voucher de alimentação com preço compatível ao aeroporto; a partir de 6 horas, tem direito a transfer para deslocamento entre o aeroporto e a hospedagem, além de diária em hotel.
Registro: É preciso registrar o contato e guardar protocolos para demonstrar que houve tentativa de solucionar o problema por parte do passageiro.