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Thais Borges
Publicado em 14 de novembro de 2025 às 12:29
Quem se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) hoje sabe que as questões que não exigiam o conhecimento de fórmulas para algumas áreas do conhecimento ficaram no passado. Por isso, neste domingo (16), quando mais de 428 mil inscritos são esperados somente na Bahia para o segundo dia de provas, existem equações que são consideradas essenciais para os candidatos. >
Na prova de Ciências da Natureza, que tem 45 questões e engloba Biologia, Física e Química, o destaque maior é para as fórmulas de Física. De acordo com o professor Marconi Soares, que ensina a disciplina de Física no Bernoulli Educação, desde a implantação do ‘Novo Enem’, quando a prova foi reformulada para ser um exame de ingresso nas universidades do país, em 2009, as fórmulas têm aparecido com frequência. >
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"São as chamadas fórmulas básicas, que aparecem em quase todas as provas. O aluno que vem treinando há um tempo vai perceber que essas fórmulas vão estar presente", explica o professor. >
Segundo o professor Luiz Philippe dos Santos Andrade, docente de Física do Anglo Lauro de Freitas, as fórmulas mais presentes na prova são de Eletrodinâmica, que costuma pedir que os alunos analisem a potência de um equipamento ou a energia dissipada durante o uso dele. >
"Essas questões são importantes porque a prova de Ciências da Natureza busca discutir interdisciplinaridade. O Enem quer, do estudante, um conhecimento vinculado também à Biologia e à Química", pontua Andrade. >
Por isso, a pedido do CORREIO, os professores listaram cinco fórmulas que consideram imprescindível que os alunos saibam, no domingo. >
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Equações >
A primeira delas é a fórmula de potência, que considera energia sobre tempo (veja ao lado). A mesma coisa vale para o cálculo da potência nos conteúdos de eletricidade, que tem uma fórmula que multiplica a tensão pela corrente. >
A potência elétrica indica a taxa de consumo ou transferência de energia em um dispositivo durante um determinado tempo, calculada em watts (W). Com o conhecimento da fórmula dessa potência, o estudante pode chegar a outras duas variações, inclusive a alternativa de calcular usando a resistência multiplicada pelo valor da corrente elétrica ao quadrado ou com a tensão ao quadrado. >
Na Física térmica, por sua vez, é importante conhecer as duas fórmulas de calorimetria. A primeira, que analisa o calor sensível (a quantidade de calor para mudar a temperatura de uma substância) e o calor latente (o calor necessário para mudar o estado físico de uma substância). >
"No conteúdo de calorimetria é importante definir que calor e temperatura são totalmente diferentes e que quem define o sentido de calor é a temperatura. O calor vai sempre fluir da região mais quente para a mais fria. E, dentro da calorimetria, existem alguns pontos extremamente importantes", alerta o professor Luiz Philippe dos Santos Andrade, do Anglo Lauro de Freitas, referindo-se às formas de propagação de calor, a exemplo da condução, convecção e difusão. >
Outra fórmula simples que pode ser um trunfo na prova é no campo da ondulatória, em que a velocidade de propagação de uma onda é igual ao comprimento de onda multiplicado pela frequência. >
Além disso, quem quer ir além dessas cinco variações pode incluir mais uma - aquela que talvez seja a fórmula mais conhecida dos estudantes e que é uma das primeiras a ser aprendida no Ensino Médio. Trata-se da velocidade média, que está dentro dos conteúdos de Cinemática. Para chegar à velocidade média, é preciso calcular a variação do espaço sobre a variação do tempo. Como é uma divisão e as medidas podem ser tanto proporcionais quanto inversamente proporcionais, os estudantes conseguem também chegar aos resultados de distância e tempo. >
Interpretação>
Para o professor Marconi Soares, do Bernoulli Educação, além de saber as equações, os estudantes também precisam dominar a interpretação de tabelas e gráficos. "Tem conteúdo de Matemática básica que está presente na prova de Física, principalmente quando se fala de grandezas, proporcionalidade. Esses sistemas estão linkados à prova de Física", reforça. >
Para o professor, a parte de Física do Enem costuma ser fácil, embora seja uma das áreas que muitos alunos têm mais dificuldade. "Concordo que é mais fácil, apesar de que, com a TRI, tem questões difíceis na prova sim. Mas ondulatória, por exemplo, cai com bastante frequência e não tem grandes dificuldades", diz. >
A TRI a que ele se refere é a Teoria da Resposta ao Item, o método matemático que direciona a correção do Enem. Ao invés de usar a contagem tradicional de questões, que contabiliza quem tem mais acertos, a TRI parte do pressuposto que, se o estudante atinge um certo nível de proficiência, é provável que acerte as questões de menor dificuldade e erre os itens mais difíceis. >
Por outro lado, o sistema assume que quem erra todas as fáceis e acerta alguma difícil 'chutou' a resposta - ou seja, não sabia respondê-la e marcou qualquer alternativa. Por isso, a pontuação não dessa pessoa não vai ser tão alta, ainda que tenha atingido um número alto de questões. Ao mesmo tempo, quem acaba definindo o que vai ser visto como fácil ou difícil são os próprios estudantes - as estatísticas vão indicar isso a partir das questões mais ou menos acertadas, respectivamente.>
Assim, pessoas que acertaram o mesmo número de questões podem ter notas com até 200 pontos de diferença, em cada uma das áreas, já que o que mais importa é o perfil da questão. Garantir as questões fáceis - que, muitas vezes, são de assuntos bem elementares e até do ensino fundamental - é a principal recomendação dos professores. >
Potência>
P= Energia sobre tempo>
Um exemplo é P= W/Δt>
W: trabalho, medido em J (joules);>
Δt:intervalo de tempo, em segundos.>
Potência elétrica>
P = U . i ou P = R.i² ou +U²/R>
Sendo:>
P: potência (W)>
i: corrente elétrica (A)>
U: diferença de potencial - ddp (V)>
R: resistência (Ω)>
Calor sensível>
Q = m . c . ΔT>
Sendo:>
Q: quantidade de calor sensível (J ou cal)>
m: massa (kg ou g)>
c: calor específico (J/kg.ºC ou cal/g.ºC)>
ΔT: variação de temperatura (ºC)>
Calor latente>
Q = m.L>
Sendo:>
Q: quantidade de calor (J ou cal)>
m: massa (kg ou g)>
L: calor latente (J/kg ou cal/g)>
Velocidade de propagação da onda:>
v=λf >
Sendo: >
v: velocidade de propagação da onda>
λ: comprimento de onda>
f: frequência>