Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

A Bahia é o Estado mais populoso do Nordeste

27% da população da região está concentrada no estado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2008 às 14:32

 - Atualizado há 2 anos

Cerca de 14,1 milhões de habitantes  fazem da Bahia o estado mais populoso do Nordeste e o quarto do país. Os dados são de 2007 e mostram que 27%  da população nordestina vive na Bahia e 7,4% dos brasileiros estão concentrados aqui.

Estes dados integram a  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem (18) em parceria com a SEI- Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

O estudo, que mostrou uma radiografia de um Brasil em crescimento e desenvolvimento em várias áreas, também revelou que a Bahia ainda está abaixo da média nacional em todos os indicadores, exceto na população com acesso a filtros de água.  

Os bens de consumo que mais tiveram crescimento no estado foram  telefones, geladeiras, televisores e computadores. O fogão (95,7%) e a eletricidade (94,6%), que abrangem quase a totalidade da população do estado, lideram.

Já em relação a bens de consumo básico, a Bahia contrariou a tendência nacional e teve retração no item rede de água. Enquanto no resto do país o percentual subiu um décimo, ficando em 83,3%, o estado caiu de 76,9% para 76,3%.

Em se tratando de educação, o estado registra uma taxa de analfabetismo de 16,8% contra 9,9% da média nacional. No quesito desemprego, a Bahia também tem índice mais alto do que o resto do país: o Brasil ficou com 8,2% e o estado com 9,2%.  

Veja também:

(Notícia atualizada às 15h26)