Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Centro Estadual de Oncologia ganha novo serviço de diagnóstico por imagem

Centro de Bioimagem, na Vasco da Gama, terá capacidade para quase 1,5 mil exames gratuitos todo mês

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2016 às 13:55

 - Atualizado há 2 anos

Um novo serviço de diagnóstico por imagem, voltado para pacientes com suspeita de câncer na Bahia, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (4) pelo governador Rui Costa (PT) e pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Villas Boas. O serviço, chamado Centro de Bioimagem, funciona no Centro Estadual de Oncologia (Cican), na Avenida Vasco da Gama.

O Cican, que já faz cerca de 300 atendimentos diários, ganha agora o reforço do serviço, com capacidade para 92 tomografias, 800 mamografias e 516 radiografias por mês, além de duas estereotaxias – exame que mostra alterações de tecido – diariamente. Os exames são gratuitos.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o serviço não vai funcionar com portas abertas, a chamada demanda livre. É um serviço referenciado, ou seja, funciona com marcação de exames para pacientes com suspeita de câncer já encaminhados pelas unidades básicas de saúde.Foto: Carla Ornelas / GOVBA / DivulgaçãoO Centro de Bioimagem também é, assim como o Hospital do Subúrbio, uma Parceria Público Privada (PPP), esta assinada com a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD). O investimento no Centro do Cican foi de R$ 5 milhões.

“Esperamos um melhor serviço e maior produtividade. A empresa aqui será remunerada pela qualidade e quantidade de exames feitos. Se um equipamento der defeito, por exemplo, a empresa não receberá pelos dias em que não realizou exames”, disse o governador Rui Costa.

Segundo ele, a ideia é que o Hospital Roberto Santos, o Hospital Geral do Estado (HGE) e as novas unidades hospitalares que estão sendo construídas na Bahia também funcionem no mesmo modelo, de PPP. Além de investir nos equipamentos, a RBD reformou o espaço, fez a adequação das salas e a troca de piso.

O serviço já vinha funcionando no local, paralelamente às obras, desde maio de 2015. Segundo a RBD, de lá para cá houve aumento de 100% no número de mamografias realizadas. Foram mais de 5 mil atendimentos entre julho e dezembro de 2015, além de 35 profissionais contratados.

Mais unidades

A RBD também afirma que, após o serviço de diagnóstico por imagem do Cican, será inaugurada ainda este mês uma unidade no Hospital Octávio Mangabeira, no Pau Miúdo, que passará a contar com a realização de tomografias computadorizadas.

O governador Rui Costa disse ainda que pretende levar os serviços, na forma de PPP, para o interior do estado. “Estamos buscando ampliar [os serviços oncológicos] no interior do estado. Estamos finalizando a unidade de oncologia construída em Juazeiro e pretendemos implantar no hospital de Caetité uma unidade regional de oncologia também num processo de concessão de PPP”, disse.