Empresário José Carvalho morre aos 84 anos; velório será em Pojuca

José Carvalho é considerado um dos grandes nomes do empresariado e da educação no estado

Publicado em 21 de outubro de 2015 às 18:18

- Atualizado há 10 meses

(Foto: Divulgação)O empresário e engenheiro mineiro José Corgosinho de Carvalho Filho, de 84 anos, morreu nesta quarta-feira (21), em Salvador.

Radicado na Bahia desde 1960, José Carvalho é considerado um dos grandes nomes do empresariado e da educação no estado. Além de ser reconhecido por fundar a Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa) - que atua na área de mineração, metalurgia e reflorestamento -, o empresário tem como maior legado a Fundação José Carvalho, entidade sem fins lucrativos que proporciona a milhares de crianças e adolescentes acesso ao estudo de qualidade. 

“Nunca paguei escola na minha vida. Estudei sempre de graça. Acho que a gente deve ficar muito grato àquilo que recebe. Sempre tive oportunidade de estudar nos melhores colégios e universidades do Brasil. Minha filosofia de vida é fazer por minha comunidade  o que o país fez por mim”, dizia.O velório e o sepultamento do empresário acontecerão nesta quinta-feira (22), às 10h (aberto ao público), no templo da Fundação José Carvalho, local idealizado e construído por ele no município de Pojuca, onde construiu parte da sua história.

A cerimônia de sepultamento, no entanto, será restrita aos familiares, às 16h.