Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Guarda municipal envolvido em morte de homem durante festa na Bahia é preso

Vídeo mostra rapaz apanhando com golpes de cassetete

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 31 de julho de 2025 às 09:15

Marcelo Silva Santos morreu cinco dias após agressão
Marcelo Silva Santos morreu cinco dias após agressão Crédito: Reprodução

Um guarda municipal identificado como Gilmar Santos de Matos foi preso na quarta (30) suspeito de agredir e matar um homem com golpes de cassetete em Santaluz, no interior da Bahia. A agressão aconteceu na festa de aniversário de 90 anos da cidade e a vítima, Marcelo Silva Santos, 33 anos, morreu após cinco dias internado.

Testemunhas gravaram vídeo que mostra Marcelo sendo agredido por guardas municipais na festa, no dia 16 de julho. Eles estariam tentando dispersar o público e na ocorrência feita pela polícia alegaram que havia uma briga generalizada.

Muito ferido Marcelo foi socorrido pelos próprios guardas e por bombeiros civis para o Hospital Municipal, onde ficou cinco dias internado em estado grave. Ele morreu no último dia 21, mas a causa oficial não foi divulgada.

O guarda, que não teve nome divulgado, e os colegas foram afastados das atividades depois do episódio. Familiares fizeram protesto pedindo por justiça e afirmando que Marcelo não representava risco algum quando foi atacado.

A prefeitura da cidade informou que um processo interno vai investigar a conduta dos servidores envolvidos. "Já foram afastados todos os envolvidos nessa trágica ação da Guarda Municipal. Deixo muito claro que nós da gestão, não compactuamos com a agressão e muito menos iremos acobertar qualquer tipo de ação dessa natureza", disse o prefeito da cidade, Dr. Arismário Barbosa (Avante).

O caso foi registrado na delegacia da cidade. A Corregedoria da Guarda Civil Municipal também instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Em nota, a Guarda se solidarizou com os familiares. "Solidarizamo-nos com os familiares e amigos neste momento de imensa dor e consternação. Informamos que, tão logo os fatos chegaram ao conhecimento da instituição, a Corregedoria requereu a identificação do grupamento envolvido e imediato afastamento das ruas".