Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Salvador sem água: Embasa interrompe fornecimento em todos os bairros da cidade na terça-feira (5)

Outras 12 cidades também serão afetadas

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 31 de julho de 2025 às 11:56

Sede da Embasa no CAB
Sede da Embasa no CAB Crédito: Divulgação

Todos os bairros de Salvador, além de outras 12 cidades baianas, terão o fornecimento de água interrompido na próxima terça-feira (5). De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a parada generalizada vai ocorrer devido a uma grande operação de manutenção e melhoria.

Os seguintes municípios serão afetados: Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha), Santo Amaro, Saubara, Terra Nova, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues.

A interrupção de água acontece a partir das 3h, quando cerca de 500 profissionais, distribuídos em 50 equipes, realizarão serviços na captação de água de Pedra do Cavalo, em estações de tratamento, reservatórios e em diversos pontos da rede distribuidora.

“São serviços muito importantes, que precisam ser realizados com o sistema parado, sem fluxo de água. Este conjunto de ações foi planejado e tem caráter preventivo, visando evitar paradas emergenciais futuras. Será um esforço concentrado, com a execução simultânea de manutenções e serviços de melhoria que vão garantir maior confiabilidade e segurança hídrica para os sistemas”, ressalta Joana Rolemberg, diretora de Operações da Embasa na Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com ela, no caso de Salvador, a parada do fornecimento de água acontece porque, desta vez, será feita manutenção em equipamentos que integram as duas partes do sistema: a parte que recebe água de Pedra do Cavalo e a parte que recebe água do rio Joanes. Por isso, todo o município será afetado.

"Esses serviços são fundamentais para que o sistema de abastecimento possa seguir funcionando bem. É como um carro que precisa ser levado para revisão de tempos em tempos, para verificar tudo, trocas as peças que estão no limite da vida útil, para evitar que quebrem depois", acrescenta Joana Rolemberg.

Quando volta a ter água?

A previsão é que essa grande operação seja concluída na noite do mesmo dia (5), quando o abastecimento de água começará a ser regularizado na área afetada. O retorno ocorre sempre de forma gradual, pois é preciso reiniciar a captação, tratamento e distribuição de água, com pressão suficiente para alcançar os pontos mais altos e distantes da rede.

"Na retomada, precisaremos captar novamente a água na barragem, mandar para a estação de tratamento e depois para os grandes reservatórios de distribuição (Cabula, Federação, Campinas de Brotas, Águas Claras, entre outros). A partir daí, a água seguirá pela rede distribuidora para os imóveis", detalha a diretora de Operações da Embasa na RMS.

"Primeiro, serão abastecidos os pontos mais próximos e mais baixos. Aos poucos, com o aumento da pressão na rede distribuidora, a água vai alcançar os pontos mais altos e distantes", completa.

A Embasa afirma que alguns imóveis podem ter o fornecimento normalizado em até 48 horas após a retomada, por isso, orientam que os moradores reservem água suficiente para o uso econômico nesse período. A empresa estabelece que os imóveis devem dispor de reservatório domiciliar para ocasiões como essa, uma vez que quem tem como reservar a água pode sequer sentir os efeitos da interrupção.

Nesse período, a Embasa também disponibilizará abastecimento alternativo por carro-pipa, mediante solicitação pelos seus canais de atendimento ao cliente, com prioridade para hospitais e demais unidades de saúde.

Frentes de serviço

Além de intervenções necessárias na captação da barragem de Pedra do Cavalo, as frentes de trabalho vão se empenhar em serviços como a ligação de uma derivação da adutora principal até o reservatório da Gomeia, em São Caetano, e melhorias nos equipamentos de bombeamento que captam água em Pedra do Cavalo e Joanes 2.

Também está prevista a substituição de equipamentos como válvulas e registros na estação de tratamento de água em Candeias (ETA Principal), além de revisão das instalações elétricas em equipamentos e limpeza e revisão geral das estruturas, dentre outros.