Lauro de Freitas discute força-tarefa nas escolas após boatos sobre ataques

Prefeitura se reuniu com forças de segurança nesta segunda-feira (10)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2023 às 13:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Danilo Magalhães/PMLF

A Prefeitura de Lauro de Freitas se reuniu com Companhias Independentes da Polícia Militar, a Polícia Civil, além do policiamento da Região Metropolitana (CPRMS), nesta segunda-feira (10), para tratar discutir a implantação de uma força-tarefa de segurança nas escolas públicas e privadas do município.

A reunião ocorreu após a circulação de notícias falsas sobre atentados às Escolas Estaduais Bartolomeu de Gusmão e Américo Simas, ambas localizadas em Lauro. A Prefeitura e a força policial estão tomando "medidas cabíveis" para coibir fake news, com monitoramentos permanentes.

Após o início dos boatos, a Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas solicitou apoio à Guarda Municipal e à Polícia Militar para averiguar a situação e aumentar a segurança nas escolas. A medida conta ainda com a disponibilização do efetivo da ronda escolar em um plano de ação preventiva.

As aulas seguem normalmente nas escolas citadas, mas a recomendação é que os professores só liberem as crianças com presença ou autorização dos pais.

Durante a reunião desta segunda a a prefeita Moema Gramacho informou que a força-tarefa em discussão está dentro da "Campanha da Cultura da Paz e Não à Violência" e visa medidas preventivas e investigativas. “As ações buscam garantir o combate às impunidades relacionadas a todas as formas de violências e, em especial, aos tipos das últimas violências que foram perpetradas em outros locais fora da Bahia, que ceifaram vidas e deixaram ameaças às vidas de crianças e adultos, em escolas e espaços de saúde", disse. 

Ainda diante dos boatos de ataques, o Major Márcio Pitangueira (52ª CIPM) declarou que "foram iniciadas algumas prioridades imediatas, além de outras ações que vão ocorrer ao longo do tempo, para melhorar essa sensação de segurança no ambiente escolar. Dentre as prioridades, iniciamos hoje, das 7h às 19h, uma intensificação nas escolas do município, do estado e da rede privada. Temos viaturas com policiais fazendo visitas as instituições, bem como apoio da Guarda Municipal. A ação tem como finalidade manter as aulas e oferecer uma maior sensação de segurança para os alunos, gestores, professores e pais”.

Participaram também da reunião o Coronel Sérgio Simões (CPRMS), o Major Enaldo Jr (81ª CIPM), o Delegado Civil Dr. Joelson Reis (23ª Delegacia de Polícia Civil), além dos Secretários Lula Maciel (GAPRE), Vânia Galvão (SEMED), Deize Marize (SEPADHIR), Cesar Augusto (SESA), representantes da SMSP e SEMDESC e o vereador Edvaldo Palhaço- Pres. da Comissão de Educação da Câmara Municipal.