Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Nova lei endurece punição para furto de cabos elétricos; penas chegam a 16 anos de prisão e multa

Coelba registrou 280 ocorrências no primeiro semestre, um aumento de 65% quando comparado ao mesmo período do ano passado

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 10:43

Nova lei endurece punição para furto de cabos elétricos; penas que variam de 2 a 16 anos de prisão, além de multa
Nova lei endurece punição para furto de cabos elétricos; penas que variam de 2 a 16 anos de prisão, além de multa Crédito: Divulgação

Uma nova lei tornou a situação mais complicada para quem está envolvido no furto de cabos e equipamentos utilizados na distribuição de energia elétrica. Agora, com a sanção da Lei nº 15.181/2025, aumenta significativamente as penas para crimes de furto, roubo e receptação de cabos e equipamentos utilizados na distribuição de energia elétrica. Publicada no Diário Oficial da União, em 29 de julho, a nova legislação transforma esses crimes em qualificados, com penas que variam de 2 a 16 anos de prisão, além de multa. Em casos que envolvam interrupção de serviços essenciais ou ocorram em situações de calamidade pública, a punição será aplicada em dobro.

No primeiro semestre de 2025, a Neoenergia Coelba registrou 280 ocorrências de furto de cabos na Bahia, impactando a qualidade do fornecimento de energia para 140 mil clientes. O volume foi 65% superior quando comparado ao mesmo período do ano passado, demonstrando a importância da nova lei.

De acordo com a concessionária, o furto de cabos não apenas compromete a qualidade do serviço, mas também representa um grave risco à vida. A Neoenergia Coelba alerta que o manuseio de cabos energizados por pessoas não autorizadas e nem capacitadas pode causar lesões irreversíveis, como queimaduras, fraturas por queda e até a morte.

Para inibir a prática criminosa, a Neoenergia Coelba atua em parceria com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que possui ações voltadas para identificar os receptadores dos materiais furtados e combater o roubo de fios. Além disso, a distribuidora também adotou ações operacionais para dificultar o acesso ao sistema elétrico.

A Neoenergia Coelba tem instalado inibidores de acesso nos postes de energia - material metálico que visa impedir que pessoas não autorizadas acessem a rede elétrica. Adicionalmente, a empresa realiza a substituição das caixas da rede subterrânea por materiais chumbados com solda e concreto, o que dificulta a conclusão da ação.

Caso veja alguma pessoa acessando postes ou mexendo na rede elétrica sem a farda da Neoenergia Coelba, denuncie imediatamente a situação por meio do Disque Denúncia Bahia, pelo número 181. Em caso de interrupção de energia, contate a Neoenergia Coelba pelo teleatendimento 116.