Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Pelo menos 20 prédios foram interditados depois de incêndio no Comércio

Edificações foram isoladas nas ruas Conselheiro Dantas e Algibebes

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 17 de julho de 2025 às 09:18

Pelo menos 20 prédios foram interditados depois de incêndio no Comércio
Pelo menos 20 prédios foram interditados depois de incêndio no Comércio Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Além de um prejuízo sem precedentes nos cinco prédios que pegaram fogo no bairro do Comércio, em Salvador, o incêndio causa problemas para dezenas de outras edificações nas imediações. Ao menos 20 prédios foram interditados por conta das chamas, o que prejudica centenas de negócios presentes nas imediações, como conta um funcionário de uma empresa afetada que prefere não dizer o nome.

“O prédio da minha empresa fica do lado de onde pegou fogo e a nossa sala comercial fica nos andares de cima. Meus colegas vieram trabalhar, mas viram tudo isolado e voltaram para casa. Patrão deve estar desesperado para saber se perdeu tudo lá dentro”, conta o funcionário que trabalha no Edifício Pernambuco, um dos cinco prédios atingidos pelas chamas.

No local, além de um restaurante no térreo, existem salas comerciais nos andares de cima. O Pernambuco é um dos nove prédios isolados na Rua Conselheiro Dantas, sendo seis isolados por segurança e três por terem sido atingidos de forma direta pelas chamas. Na Rua dos Algebibes, há ao menos outras 11 edificações passando pelo mesmo problema. Nos prédios Silio Pedreira e no outro onde funciona a loja Só Utilidades há chamas sendo controladas.

Incêndio no Comércio por Arisson Marinho/CORREIO

Funcionário de um dos prédios, Paulo, que também é morador do Comércio, conta que ninguém pode entrar e nem sair da Rua Algebibes. “O pessoal passou a fita aí porque ainda tem essa fumaça toda, um prédio caiu do outro lado e a gente pode ouvir os estalos no local. Então, todo mundo que trabalha aqui foi avisado para respeitar os limites aí do isolamento, ficando sem trabalhar”, relata.

Oito dos prédios interditados na Rua Algebibes são menores e não foram afetados pelo incêndio, mas seguem fechados por questão de segurança. O mesmo ocorre com o prédio da Unijorge Campus Comércio que, a princípio, não foi afetado, mas fica muito próximo aos prédios que pegaram fogo. Entre funcionários que ainda aguardam nas fitas de isolamento e outros que já voltaram para casa, centenas não conseguiram trabalhar pela situação.

Parte do arquivo do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC-BA) estava em uma das salas situadas no Edifício Pernambuco. Como o incêndio comprometeu as dependências do prédio, a entidade aguarda informações da Codesal sobre o estado do imóvel e possível liberação das autoridades competentes para avaliar os danos da estrutura e dos documentos arquivados no local.