Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Polícia prende em escola suspeito de participar da morte do policial federal Lucas Caribé

Valete de Paus do Baralho do Crime da SSP é localizado e preso em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 11 de julho de 2025 às 18:04

Suspeito era  o Valete de Paus do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP/BA).
Suspeito era o Valete de Paus do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP/BA) Crédito: Divulgação/ SSP-BA

A Polícia Civil da Bahia prendeu, nesta sexta-feira (11), Ariel Luciano Bispo, conhecido como Ariel, procurado por tráfico de drogas, homicídios e participação em organização criminosa. Ele também teve participação na emboscada contra policiais federais, no bairro de Valéria, em Salvador, em 2023, e que acabou na morte do agente Lucas Caribé.

Ariel era o Valete de Paus do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP/BA), ferramenta que reúne os criminosos mais procurados do estado.

A prisão foi realizada por equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento Especializado de Investigação Criminais (Deic), após trabalho investigativo que identificou o esconderijo do foragido em uma residência no bairro de Vila Praiana, em Lauro de Freitas.

Durante a aproximação policial, Ariel tentou fugir pulando muros e invadiu a estrutura de uma escola municipal. Um cerco tático foi montado, e ele foi localizado e preso dentro da unidade escolar, sem ferimentos.

Investigado por diversos homicídios, Ariel era apontado como um dos principais executores de um grupo criminoso, com atuação em ataques contra facções rivais. Ele também teve participação na emboscada contra policiais federais, no bairro de Valéria, em Salvador, fato que o colocou entre os alvos prioritários da segurança pública estadual.

Segundo a Polícia Civil, após romper com um grupo anterior, Ariel passou a integrar outra facção criminosa, sendo utilizado como “guia” nas ações armadas, por seu conhecimento estratégico das áreas dominadas. Ele indicava alvos, esconderijos e depósitos de armas, drogas e munições.

Lucas Caribé estava na Polícia Federal desde 2013 por Reprodução