Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Saiba quem é o líder do CV que morreu dentro de penitenciária em Salvador

Rafael Santos, chamado de "Fuscão", passou mal na segunda-feira (7)

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 8 de julho de 2025 às 10:26

auto-upload
Detento era conhecido como "Fuscão" Crédito: Divulgação

Apontado como um dos principais líderes da facção Comando Vermelho (CV) no interior da Bahia, Rafael Ribeiro dos Santos, de 43 anos, morreu na segunda-feira (7) após passar mal dentro do Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS), também conhecido como Lemos de Brito, no bairro da Mata Escura. 

O detento, chamado de "Fuscão", era suspeito de liderar o tráfico de drogas em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, e seria responsável por dezenas de homicídios na região. Ele foi preso em março de 2024, junto ao irmão e outro comparsa. Na ocasião, o trio foi flagrado com duas pistolas, uma submetralhadora, munições e um colete balístico (veja fotos abaixo).

Na ocasião, os três ainda tentaram roubar um carro de um Policial Militar, mas sem sucesso. A prisão foi realizada por uma equipe da 95ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Catu). Depois, eles foram levados para a Delegacia de Catu, a 87km da capital baiana.

Homem foi detido em 2024 com armas  por Reprodução

Suspeita é de infarto 

A suspeita é de que "Fuscão" tenha sofrido um infarto, mas os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) ainda irão confirmar a causa da morte.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), ele recebeu os primeiros socorros pelos profissionais de saúde do CPMS e em seguida foi levado sob escolta para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santo Inácio. Durante atendimento na UPA, foi informado que o custodiado já não apresentava sinais vitais.

O caso foi registrado na 11ª Delegacia Territorial (DT/Tancredo Neves), responsável por investigar o caso. Guias periciais e de necropsia foram expedidas e oitivas são realizadas para esclarecer as circunstâncias da ocorrência.