Senai prorrogra inscrições para cursos gratuitos até 18 de janeiro

São oferecidas 2.275 vagas dos cursos de Aprendizagem Industrial de Nível Básico

Publicado em 12 de janeiro de 2009 às 15:52

- Atualizado há 9 meses

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) prorrogou as inscrições para o preenchimento de 2.275 vagas dos cursos de Aprendizagem Industrial de Nível Básico, também conhecido como CAI Básico, até o dia 18 de janeiro de 2009.

As inscrições podem ser realizadas via internet (). Serão consideradas as 22.750 primeiras inscrições. As provas serão realizadas em 1º de fevereiro. Segundo o Senai, todos os cursos são gratuitos e não haverá taxa de inscrição.

São ofertados 23 cursos em diversas áreas, como alimentos, construção civil, costura industrial, caldeiraria, eletricidade predial e industrial, logí­stica, manutenção mecânica, manufatura automotiva. A lista completa está disponí­vel na internet. ()

As aulas começam nos meses de março, junho e setembro de 2009, em 23 municí­pios baianos. Nas localidades onde não houver unidades do SENAI, os cursos serão ministrados em escolas públicas, em parceria com prefeituras e outros órgãos locais.

RequisitosPara se inscrever, o candidato deve ter entre 16 e 21 anos. A escolaridade mí­nima exigida para o curso escolhido é ensino fundamental II (8ª série) ou ensino médio completo. Todos os cursos têm carga horária de 600 horas, exceto o de mecânica de usinagem, que tem duração maior, com 1.080 horas.

Os candidatos aprovados deverão apresentar no ato da matrí­cula uma declaração de baixa renda redigida do próprio punho, além dos documentos que constam no edital.