Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Sinepe repudia ‘brincadeira do desmaio’ que aconteceu em colégio particular

Prática pode levar a convulsões, danos cerebrais permanentes e até mesmo à morte

  • Foto do(a) author(a) Yan Inácio
  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Yan Inácio

  • Bruno Wendel

Publicado em 5 de junho de 2025 às 20:28

Atitude pode causar problemas respiratórios
“Brincadeira” é conhecida como "blackout challenge" Crédito: Freepik

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares da Bahia (SINEPE-BA) repudiou um episódio que aconteceu no Colégio Dom Bosco de Araxá, em Minas Gerais, unidade pertencente à rede Salesiano. Em vídeos que circulam nas redes sociais, alunos provocam desmaios nos colegas em uma “brincadeira” conhecida como "blackout challenge", que pode ser traduzido como “desafio do apagão”.

Em nota enviada ao CORREIO, o SINEPE-BA ressaltou que não tomou conhecimento deste tipo de atitude em colégios baianos. “Lamentamos que esse tipo de atitudes sejam confundidas e adotadas como ‘brincadeira’. Não temos nenhum relato de escolas da Bahia que tenham passado por essa situação. Mesmo assim, o SINEPE-BA repudia veementemente essas atitudes. “

Além disso, destacou a necessidade de esclarecimento por parte dos pais de alunos sobre a questão. “Como gestores escolares e, ainda, como dirigentes sindicais, esperamos que as famílias ajudem na orientação das crianças e adolescentes e apoiem a escola nas ações contra esses atos de violência", diz o comunicado.

O que é a “brincadeira do desmaio”?

O ato resulta em provocar a perda de consciência por meio da restrição de oxigênio ao cérebro, seja por compressão do pescoço ou hiperventilação seguida de expiração forçada. Tal prática, extremamente arriscada, pode levar a convulsões, danos cerebrais permanentes e até mesmo à morte.

Os episódios que viralizaram desde a semana passada e envolvem alunos do Colégio dom Bosco de Araxá, em Minas Gerais, unidade pertencente à rede Salesiano. No entanto, a direção das unidades aqui na Bahia (Liceu Salesiano do Salvador, Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador e Colégio Salesiano Dom Bosco Camaçari), devido à repercussão entre pais, alunos e professores, divulgou um comunicado, informando que os diretores estão "atentos e adotando as medidas educativas e preventivas necessárias".

Confira nota na íntegra:

A direção dos Salesianos Bahia informa que tomou conhecimento dos fatos recentemente divulgados nas redes sociais, ocorridos em uma unidade da Rede Salesiana na cidade de Araxá (MG). Esclarecemos que o episódio não envolve nossa unidade. No entanto, alinhados às diretrizes da Rede Salesiana e comprometidos com a formação integral dos jovens, estamos atentos e adotando as medidas educativas e preventivas necessárias.

Reforçamos, assim, nossos projetos de promoção da valorização da vida, da cultura de paz, do respeito e da responsabilidade social. Reafirmamos nosso compromisso com a missão de educar, evangelizar e formar cidadãos éticos, solidários e comprometidos com os valores humanos e cristãos.

Padre Ilmário Pinheiro

Diretor Geral — Salesianos Bahia