Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Banana verde: confira os benefícios da fruta mesmo antes de amadurecer

A fruta pode ser comida, compor receitas e faz bem à saúde pois é rica em antioxidantes e ainda ajuda a emagrecer

  • Foto do(a) author(a) Victor Villarpando
  • Victor Villarpando

Publicado em 27 de setembro de 2016 às 13:34

 - Atualizado há 2 anos

Banana verde tem taninos e carboidratos complexos: ajuda a emagrecer e melhorar o colesterol(Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)Pouco açúcarA banana verde tem baixo teor de açucares e alto teor de amido. Mas não é qualquer amido. “É o do tipo resistente, que age no organismo como de maneira análoga ao das fibras alimentares”, explica a nutricionista Katja Gonzalez. Com o processo de amadurecimento da banana, esse amido é transformado em glicose, sacarose e frutose. É mais interessante ingerir amido resistente do que açucares. Traz inúmeros benefícios, bastando comer apenas uma unidade por dia”, diz ela.

Faz bemO amido resistente sofre menos com a ação das enzimas digestivas, tornando sua absorção lenta. Isso favorece a saciedade e o controle das taxas glicêmicas. “Pode ajustar nas taxas de colesterol, diminuindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom) porque  acredita-se que a banana verde pode reduzir a produção de colesterol pelo fígado e, ao mesmo tempo, auxiliar na  eliminação”, orienta Katja. A fruta verde também é rica em flavonoides, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. E em vitaminas C, A e B1, B2, D, E, potássio, fósforo, cálcio e zinco.

Previne câncerNo processo da digestão, a banana verde sofre fermentação de bactérias que são boas para o organismo no cólon intestinal. “Promove a formação de ácidos graxos de cadeia curta, que auxiliam na prevenção de câncer intestinal”, pontua a nutricionista. E ela garante que, mesmo após o cozimento, a banana verde mantém suas propriedades. “Indico consumo de cerca de uma colher de sopa por dia, mas isso pode variar de pessoa para pessoa, indivíduos podem possuir necessidades diferentes de ingestão”, afirma.

BiomassaA biomassa é a polpa da banana verde cozida. É uma das maneiras mais comuns de utilização, serve como base para diversos pratos. É presença frequente em restaurantes naturais e guias de emagrecimento. Como fazer? “Retire as bananas do cacho com cuidado para não fazer nenhuma abertura na casca. Lave bem em água corrente. Coloque numa panela de pressão e cubra com água. Ferva até a pressão da panela apitar. Desligue e aguarde 10 minutos com a panela fechada. Descasque e bata só as bananas no liquidificador até virar uma massa.

UtilizaçãoPor conta do sabor suave, a farinha e a biomassa podem ser utilizadas de diversas maneiras. “Você pode consumir em vitaminas, substituir o creme de leite no estrogonofe ou até fazer brigadeiro”, sugere Katja. A chef do restaurante A Saúde na Panela, Luciana Fontenelle, concorda: “A biomassa é um produto incrível, pode substituir vários ingredientes, como ovos, leite, creme de leite e requeijão. Dá para usar em tortas, bolos, pastas, patês e musses. E aumenta a saciedade, o que contribui para dietas de perda de peso”.

ConservaçãoConvenhamos que achar banana verde vendendo por aí não é difícil. “É um produto encontrado em abundância no Brasil, disponível para a população em geral e com baixo custo”, pontua Luciana. Para quem quer praticidade, é fácil conservar depois de pronto. “Dura até três dias na geladeira e até três meses no congelador. Depois de descongelar, é só bater de novo no liquidificador ou processador”, explica Katja. A nutricionista indica ainda o congelamento da massa em porções pequenas porque, uma vez descongelada, ela  precisa ser toda usada.

Tem taninosSabe um daqueles ingredientes que tornam o vinho tinto tão especial e bem-indicado para melhorar na saúde do coração? Pois é, a banana verde é cheia de taninos. Trata-se de um mecanismo de defesa da planta e da fruta: quanto mais madura for a banana, menos taninos ela terá. “Os taninos têm ação antioxidante, antimicrobiana, e antídotos para intoxicação por metais pesados. Entretanto, devem ser ingeridos com parcimônia, pois diminuem a capacidade de absorção de ferro”, explica Katja.

Pé na tradiçãoA maior parte das opções para ingerir banana verde usa a farinha ou a biomassa. Essas versões fitness, sem glúten e sem lactose, ganharam popularidade nos últimos anos, especialmente por indicações de nutricionistas para dietas de perda de peso. Mas, aqui na Bahia, a fruta antes da maturidade é usada para um prato tradicional da Chapada Diamantina: o godó. Mas não é qualquer variedade da fruta que serve. A chef Leila Carreiro, do Dona Mariquita, alerta: “Para o godó, só serve banana d’água. Não uso da prata nem da terra”.(Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)Torta salgadaPor Luciana Fontenelle (A Saúde na Panela)IngredientesMassa1 xícara de chá de caldo de legumes1/2 xícara de chá de azeite de oliva extravirgem3 colheres de sopa de biomassa de banana verde1/2 xícara de chá de fécula de mandioca1/2 xícara de chá de farinha de arroz integral1 colher de sopa de linhaça dourada1 colher de sopa de fermento biológico1 colher de chá de sal marinhoGergelim ou linhaça dourada para polvilhar

Recheio1/2 xícara de palmito fresco picado1 cebola pequena cortada em cubinhos1/2 dente de alho picado1/2 alho-poró cortado em rodelas finas1 xícara de chá de brócolis em miniflores1 cenoura pequena cortada em meia-lua1 tomate vermelho sem casca e sem sementes em cubos1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgemSalsinha a gostoSal marinho a gosto

PreparoFaça a massa da torta colocando os ingredientes líquidos e pastosos primeiro. Depois adicione os secos. Bata até formar uma massa homogênea. Acrescente o fermento e bata levemente.(Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)Godó Leila Carreiro (Dona Mariquita)

Ingredientes6 bananas d'água verdes 200 g de bacon150 g de calabresa1/2 tomate1/2 cebola1/2 pimentão2 dentes de alhoAçafrão e azeite de oliva a gosto

Preparo(Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)BrigadeiroLuciana Fontenelle (A Saúde na Panela)Ingredientes500g de açúcar mascavo1 coco seco raladoBiomassa de quatro bananas da prata verdesAlfarroba raladaPreparoBata a biomassa no liquidificador com um pouco de água morna. Em seguida, adicione o açúcar e o coco ralado. Leve ao fogo, mexendo até soltar do fundo da panela. Forme bolinhas e passe na alfarroba ralada. Rendimento: 30 bolinhas.