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Leo Amaral
Publicado em 24 de junho de 2014 às 10:40
- Atualizado há 3 anos
A blogueira carioca Carla Lemos comanda há sete anos o blog de moda Modices (Fotos: Divulgação)Ela é carioca e ama a Bahia. Carla Lemos,29 anos, é uma das blogueiras de moda mais influentes do país e adora passear por nossa terra. Seu site, o Modices (modices.com.br), completou, em maio, sete anos de existência. Ela faz parte do grupo da FHits, que congrega as blogueiras brasileiras mais bem-sucedidas e credita a longevidade do seu blog ao fato de explorar sua visão pessoal da moda, com conteúdo. Formada em Moda, Publicidade e com cursos de Marketing Digital e Consultoria de Imagem no currículo, ela sabe do que fala.O que te motivou a criar o blog Modices? Há sete anos não existiam muitos blogs de moda. Era um pouco inconsciente coletivo, todo mundo queria falar sobre o tema, mas de forma diferente das revistas. Foi isso que aconteceu comigo, eu tinha uma comunidade nos áureos tempos do Orkut e a gente não se identificava com a moda das revistas. Como estava me especializando em moda, minhas amigas recorriam a mim para pedir dicas de como usar suas roupas. Já tinha feito um blog pessoal, falando sobre minha vida, então percebi que essa seria a melhor plataforma para alcançar mais pessoas. E assim começou o Modices.>
A que você credita o sucesso e a longevidade do seu blog? É preciso ter perseverança quando se cria um blog. Porque não é um caminho fácil. É encarar como um trabalho que exige dedicação. Muitas pessoas pensam que é fácil. Para criar um blog sobre moda não basta ter conhecimento só sobre o assunto. É preciso saber sobre o funcionamento da internet, tem que cuidar do servidor para hospedar o site, quais os melhores horários para fazer as postagens, como anunciar e vender o site. São muitos detalhes que estão envolvidos em nosso trabalho, que não é só parar para tirar foto do look. É trabalhoso, eu tenho uma empresa, funcionários, tenho um contador. É claro que o destaque são os looks e as tendências que falo, mas tem toda uma estrutura por trás para colocar minha visão de moda no ar.Como o lado comercial do blog é feito? Tenho uma pessoa responsável só por cuidar disso, de toda essa parte de marketing e parcerias com marcas. Além de participar da rede FHits, onde estou há três anos, que foi uma oportunidade muito bacana, porque me permitiram, por exemplo, cobrir semanas internacionais de moda. Eles facilitam muito o acesso a novos parceiros comerciais, assessorias de imprensa, todo o trabalho de brading.Você acredita que ainda existe espaço para novidades nos blogs de moda ou é um mercado saturado? Acho que sempre tem espaço para quem quer fazer algo novo, autêntico. Na verdade, o que acontece é que muitos querem apenas reproduzir um formato e não buscar fazer algo original. Se você observar os cases de sucesso, nacionais ou internacionais, irá perceber que os que deram certo alcançaram isso por falar sobre um aspecto novo, por apresentar um estilo diferente. Cada pessoa é única e o que vejo são blogs novos já focados em vender, em criar um kit de mídia, em ter um espaço publicitário e pensando pouco no conteúdo, em construir uma identidade. Os blogs fizeram sucesso por causa da expressão da visão pessoal de cada um sobre a moda. Então, se alguém está pensando em criar algo ou tem um, mas deu uma parada, o que sugiro é que pare tudo. Esqueça um pouco o comercial e foque no pessoal, fale sobre o que gosta. Escrever um blog ajuda muito no autoconhecimento. Quanto mais você estuda e escreve, acaba evoluindo em seu estilo e, por consequência, ajuda as outras pessoas.Dicas de estilo de Carla numa revista em quadrinhosVocê tem uma relação bem afetiva com a Bahia, não é verdade?Eu tenho muitos amigos na Bahia. Foi algo completamente espontâneo, uma identificação imediata. E desde o início do Modices já tinha essa atração. No segundo ano do blog, fazíamos editoriais de moda e o primeiro que fiz fora do Rio de Janeiro foi na Bahia. Produzimos fotos lindas em pontos turísticos de Salvador e de Arembepe. Eu gosto da energia de Salvador, da Bahia, do jeito leve de levar a vida que se parece muito com o do carioca, de não se levar tanto a sério, de se permitir experimentar.Editorial feito para o Modices e fotografado em ArembepeQuais os seus programas favoritos em Salvador? Adoro os pontos turísticos da cidade. Toda vez que volto a Salvador, faço questão de subir o Elevador Lacerda, tomar o cravinho no Pelourinho. Gosto das coisas bem típicas. Da última vez em que estive aí, em fevereiro, fui ao Festival de Verão. Adoro comer na Bahia e gosto da cena de moda do Rio Vermelho. Desde a primeira vez em que estive lá, me chamou muito a atenção e descobri marcar novas. Gosto muito da marca de acessórios da Cândida Specht, o trabalho dela possui uma informação de moda original, jovem. Adoro também a Rock di Saia, as meninas já são minhas amigas, a linguagem delas é muito interessante, sempre valorizando os aspectos da nossa cultura, como a música.O diferencial do seu blog está na valorização da sua brasilidade? Sim, tanto que começo agora uma road trip, juntamente com meu marido. Vou passar três meses viajando pelo Brasil, explorando a moda local, percorrendo 17 estados. Aqui em Cabo Frio, temos o maior polo de produção de moda praia do país. Já o Ceará é um dos maiores em produção de lingerie da América Latina. São informações muito importantes, pouco divulgadas, que quero mostrar na minha viagem. A gente vai pra fora para se inspirar, mas temos uma riqueza tão grande aqui.Se vem a Salvador, Carla faz questão de visitar os pontos turisticos>