Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Alencar recupera-se bem de cirurgia e pode sair da UTI na terça-feira

Há uma expectativa que ainda esta tarde ele já possa se sentar na cama, segundo a equipe médica que o acompanha

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2010 às 13:07

 - Atualizado há 2 anos

Redação CORREIO

O vice-presidente da República, José Alencar, recupera-se bem da cirurgia a que foi submetido ontem (27) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Caso continue apresentando boa evolução pode sair da UTI Cardiológica para uma semi-intensiva na próxima terça-feira (30).

Há uma expectativa que ainda esta tarde ele já possa se sentar na cama, segundo a equipe médica que o acompanha. Em entrevista coletiva, a equipe médica esclareceu o procedimento cirúrgico realizado ontem e que durou cerca de cinco horas.

Segundo o gastroenterologista e cirurgião Raul Cutait, foi retirado totalmente o principal tumor que vinha causando a obstrução no intestino delgado e o sangramento, além de outros nódulos menores, mas que ainda ficaram resíduos da doença.

Raul Cutait explicou que a intervenção teve o objetivo de desobstruir a via intestinal. “Existem pequenos nódulos em outros locais do abdomem cuja retirada implicaria estender demasiadamente a cirurgia. E o objetivo desse procedimento era resolver os problemas agudos, ou seja, a obstrução e o sangramento”, explicou o cirurgião.

O cardiologista Roberto Kalil confirmou que no final da cirurgia Alencar sofreu uma queda de pressão e que isso causou preocupação por se tratar de paciente que inspira cuidados.

Ele informou que há uma previsão de se retomar o tratamento quimioterápico dentro de sete a dez dias, período em que ele acredita que o vice já estará se alimentando normalmente.

O cirurgião Raul Cutait informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou ontem para saber como foi a cirurgia e manifestou ter ficado satisfeito com o êxito do procedimento.

Lula, segundo ainda o cirurgião, solicitou a ele que o mantivesse informado sobre a evolução do quadro de saúde do vice-presidente. Esta foi a décima sexta cirurgia a que o vice-presidente José Alencar foi submetido e a segunda na região addominal. As informações são da Agência Brasil.