Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 22 de outubro de 2024 às 09:08
A Bracell – líder global na produção de celulose solúvel e especial – recebeu o prêmio Smart Farm 2024 da John Deere pelos resultados alcançados com o uso de tecnologias no setor florestal, sendo a primeira empresa desse segmento a conquistar esse prêmio.
A aplicação de soluções tecnológicas na silvicultura, prática que envolve o cultivo e manejo sustentável de florestas, contribui para a formação de florestas de melhor qualidade, aumentando a eficiência na produção de madeira, melhorando a conservação da biodiversidade e promovendo a resiliência dos ecossistemas frente às mudanças climáticas.
A iniciativa reconhece áreas como “Fazenda Modelo” pelo uso de tecnologia em suas operações. Neste ano, cerca de 450 empresas se inscreveram no programa, que premiou 12 empresas dos segmentos de grãos, cana-de-açúcar, HVC/forragem/silvicultura e algodão. Para Vinicius Duque, gerente de silvicultura da Bracell em São Paulo, o reconhecimento reforça o compromisso da empresa com a utilização de tecnologias que promovem a sustentabilidade.
“Estamos orgulhosos de liderar práticas que não apenas aumentam a eficiência e a qualidade das nossas operações, mas também promovem a conservação ambiental, devido ao uso mais sustentável dos recursos e insumos”, destacou Duque.
A premiação aconteceu em Indaiatuba, no interior de São Paulo, após cinco dias de imersão para os representantes das empresas vencedoras, organizada pela John Deere. O cronograma incluiu visitas à SLC Agrícola, em Brasília, à fábrica da John Deere, em Goiás, e ao hub de inovação AgTech Garage, em Piracicaba, entre outros. A avaliação dos vencedores considerou um período específico de produção, além de aspectos como organização das operações, uso de tecnologia e aplicativos móveis, engajamento nas operações, cadastro de produtos e depoimentos de clientes.
A tecnologia implementada pela Bracell inclui um piloto automático de alta precisão e o controle eletrônico de aplicação de insumos nas máquinas, além do gerenciamento das operações por meio da Central de Operações Florestais, o que permite maior precisão nas atividades e otimização no uso dos insumos, com aderência às recomendações técnicas em cada área.
“Essa abordagem nos possibilita gerenciar nossas operações em tempo real, aplicar fertilizantes com precisão e monitorar os parâmetros operacionais, facilitando e complementando o trabalho do nosso time operacional. Ser reconhecidos pelo Smart Farm 2024 é um reflexo do nosso compromisso com uma silvicultura sustentável, utilizando a tecnologia para a formação de florestas de alta qualidade e produtividade, como também a preservação do meio ambiente”, acrescentou o gerente.