Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
brasil
Cada hashtag postada ou compartilhada será transformada em 10 metros quadrados de limpeza de praia no Brasil
Da Redação
Publicado em 29 de junho de 2019 às 17:55
- Atualizado há um ano
A campanha global Listen to the Ocean, que combate o plástico nos oceanos do mundo, recebeu até agora mais de 10 mil compartilhamentos de brasileiros nas redes sociais, por meio da hastag #listentotheocean. Cada hastag postada ou compartilhada será transformada em 10 metros quadrados de limpeza de praia no Brasil. O compartilhamento pode ser feito até o próximo dia 8 de julho.
Esta semana, foi lançado no Brasil um videoclipe de dois minutos e meio de duração, que mostra como foi feito o processo de construção da música tema da campanha a partir do movimento das ondas do mar da Praia da Barra da Tijuca, no bairro do mesmo nome, zona oeste da capital fluminense. A música foi criada especialmente pelo compositor americano Donavon Frankenreiter, com a participação da cantora brasileira Céu.
Até agora, foram limpas oito ou nove praias no Rio de Janeiro, Fernando de Noronha, São Paulo. A meta é atingir 20 praias no Brasil até dezembro.
"A campanha é muito importante porque a gente está falando sobre limpar além daquilo que tinha se comprometido. Nada mais é do que um pedido de ajuda, colocar mais gente nesse projeto, trazer a própria comunidade para que, juntos, a gente possa atuar de forma maior. Uma maneira de fazer isso é conscientizar e educar a população, a comunidade", disse à Agência Brasil Bruna Buás, diretora de Marketing da Corona no Brasil, que juntamente com a rede global Parley for the Oceans aderiu ao projeto de limpeza das praias. Este projeto, que já reuniu 150 mil voluntários, começou há seis anos, no México. E a parceria com a rede global surgiu em 2017.
Segundo a diretora, o objetivo é convidar as pessoas a terem um olhar mais profundo das águas e sobre o que está acontecendo com os oceanos. "É um pedido de ajuda, é conscientização. O que a gente pede em contrapartida é: ajude a gente a levar essa mensagem o mais longe possível". Quanto mais compartilhamentos houver, mais quilômetros quadrados de praias serão limpos.
O cantor Donavon Frankenreiter avaliou que compor a música Listen to the Ocean foi a chance que ele esperava para se envolver na luta contra a poluição marinha pelo plástico. “Queria participar de uma maneira ativa dentro de um projeto que buscasse provocar uma mudança real de comportamento de todos, o que considero como algo fundamental para o sucesso dessa causa", disse. A cantora Céu completou: "Com esse hino, quero que todos se juntem a nós nesse processo para ajudar a mudar o futuro do ecossistema marinho”.