Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 15 de fevereiro de 2012 às 15:24
Antônio Meira Jr.*A Peugeot está renovando e incrementando a sua linha desde 2010, quando lançou a picape Hoggar e começou a importar o crossover 3008 para o Brasil. De lá para cá, apresentou também o sedã 408 e o esportivo RCZ. Anunciou até que o 208 vai chegar ao mercado nacional em 2013. Mas faltava renovar o seu veículo que concorre em um segmento que emplacou 193 mil unidades em 2011, o de hatchs médios.>
A hora chegou e o 307 finalmente sairá de cena para dar lugar ao moderno 308, veículo que vai começar a ser vendido em março. O novo Peugeot incorpora em sua identidade visual elementos presentes em um dos mais recentes lançamentos da marca na Europa, o sedã 508, como o logotipo do Leão aplicado diretamente na carroceria. O 308 que será vendido no Brasil é fabricado na unidade industrial de El Palomar (Buenos Aires, Argentina) e também na França nas plantas industriais de Mulhouse e Sochaux, onde já foram produzidas mais de um milhão de unidades distribuídas para cerca de 100 países.>
INTERIORDesde a versão de entrada Active 1.6, o hatch conta com ar-condicionado, duplo air-bag frontal, vidros e retrovisores externos elétricos, ajustes de altura do banco do motorista, direção com assistência eletro-hidráulica, tela multifunção com computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas, volante revestido em couro e coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do som, entre outros. >
Para as versões equipadas com motor 2.0 é oferecido como opcional um teto panorâmico de vidro fixo que aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m². Já a versão topo de linha, a Feline, pode ser equipada com uma tela retrátil de sete polegadas que mostra os dados do GPS e informações do sistema de som.CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA AMPLIAR AS FOTOS E OS TEXTOS>
PROPULSÃONa mecânica, a grande novidade é o motor 1.6, que não possui o tanquinho para partida a frio. O motor de 1.587 cm³ tem 16 válvulas e desenvolve 122 cv de potência a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 kgfm a 4 mil rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 cv a 6 mil rpm e 15,5 kgfm de torque. Para essa motorização o câmbio é sempre manual de cinco marchas. O Peugeot 308 ainda pode ser equipado com o propulsor 2.0 flex, também de 16 válvulas. Esse motor tem potência máxima de 151 cv a 6 mil rpm (quando abastecido com etanol) e um torque máximo de 22 kgfm a 4 mil rpm. Esse motor é proposto com um câmbio manual de cinco velocidades e com o câmbio automático sequencial de quatro marchas, o mesmo do 408.>
MERCADO O 308 vai chegar num momento de transição dos seus principais concorrentes. A Chevrolet está sem representantes no segmento até a chegada do Cruze hatch, que deve acontecer até abril; o Ford Focus já ganhou uma nova geração na Europa e Estados Unidos; o líder do segmento de hatchs médios, o Hyundai i30, chegará completamente renovado no segundo semestre; o VW Golf está defasado; e o Fiat Bravo, o mais atualizado dos concorrentes, não oferece câmbio automático, apenas automatizado. Além desses veículos, o segmento conta com o Nissan Tiida e o Citroën C4, que assim como o 307, que pode ainda ser encontrado com bons descontos, nunca foram fenômenos de venda.>
PREÇOS A versão mais barata do 308, a Active 1.6 vai custar R$ 53.990 - mesmo valor de tabela praticado para o 307 Presence. Em seguida será oferecida a Allure, que custará R$ 56.990 com motor 1.6, e R$ 59.990, com propulsor 2.0 e câmbio mecânico. Essa mesma configuração com caixa automática custará R$ 4 mil a mais. A topo de linha, Feline 2.0, equipada exclusivamente com câmbio automático, será vendida por R$ 70.990. Todas as configurações têm garantia total de três anos.>
PRÉ-VENDA Para os clientes que optarem por adquirir logo o novo hatch, a Peugeot criou condições especiais: três primeiras revisões gratuitas, teto de vidro fixo de série na versão Allure 2.0 (com câmbio manual ou automático) e radionavegação com tela retrátil na versão Feline para os pedidos registrados no site até o dia 7 de março.*O jornalista viajou a convite da Peugeot>