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Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2022 às 06:30
Nacionalmente, o Hyundai HB20 lidera as vendas entre os carros de passeio. De janeiro até ontem, quinta-feira, foram emplacadas 72.818 unidades, quase 10 mil carros a mais que o Chevrolet Onix (62.876).>
Mas na Bahia é diferente. O modelo da Chevrolet foi o automóvel mais licenciado no mesmo período (2.771). A surpresa vem na segunda posição, que é de um Hyundai. Mas não é o HB20, e sim o Creta. O SUV totalizou 2.436 emplacamentos no estado.>
Dessa forma, além de desbancar o HB20 (1.594), o Creta é o líder entre os SUVs no mercado estadual, na frente do Chevrolet Tracker (2.066) e Toyota Corolla Cross (1.746).>
Atualmente, o Creta é sempre oferecido com transmissão automática e em duas carrocerias: a de primeira geração, que chegou ao mercado no final de 2016, e a segunda, que foi lançada em setembro do ano passado.>
A opção mais barata é a Action, que utiliza a mesma base do veículo lançado em 2016 e tem motor 1.6 litro (130 cv). Custa R$ 110.990, ou seja, a versão mais acessível do Creta é mais cara que o Onix topo de linha (R$ 108.730).>
As outras cinco opções são montadas na carroceria de segunda geração, e custam a partir de R$ 122.290, preço da Comfort com motor 1 litro turbo. Para reforçar o portfólio, a Hyundai apresentou neste ano uma configuração inédita, a N Line. Essa versão, que custa R$ 161.390, mantém o motor turbo, mas agrega adereços esportivos ao SUV. Na dianteira, a grade foi escurecida e o para-choques modificado. Por dentro, detalhes escurecidos, contrastando com costuras vermelhas. Para os pedais, um desenho esportivo e aplicação de metal.>
O propulsor conta com injeção direta de combustível e rende 120 cv potência e 17,5 kgfm de torque, não foi alterado em relação às demais versões. A transmissão tem seis velocidades e conta com a possibilidade de trocas manuais pela alavanca ou por paddle shifters instalados no volante.>
Mas houve ajustes na suspensão, que ganhou uma calibração exclusiva, para ficar mais firme, e na assistência da direção, que é elétrica, e foi alterada para ficar mais direta.>
Como nas outras versões dessa nova geração, o Creta evoluiu na dirigibilidade, principalmente em velocidades mais altas. É nesse momento que o novo sistema de freios, com discos na traseira, mostra seu valor. A frenagem é gradual, sem que o veículo puxe para os lados.>
Conforto e tecnologia O sistema que refrigera o banco do motorista foi mantido, o que é bem-vindo por aqui, e o SUV agora é conectado. Graças à instalação de um chip de dados ele pode ser comandado via aplicativo para smartphone. Assim, é possível ligar o Creta remotamente e climatizar a cabine.>
O sistema ainda monitora outros itens, como a autonomia do tanque ou qual a velocidade máxima que o veículo atingiu a cada dia.>
Nessa versão, estão presente alguns equipamentos extras de segurança, como sistema de frenagem autônomo, que chega a parar o veículo para não bater em outro carro ou atropelar um pedestres. Há ainda um assistente de permanência em faixa, que avisa quando o veículo ultrapassa o limite das pinturas no asfalto e câmeras para monitoramento de ponto cego.>
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As câmeras, que ficam abaixo dos retrovisores externos, projetam as imagens do lado que a seta foi ligada no centro do quadro de instrumentos. Esse recurso mostra se há algo no ponto cego, permitindo manobras mais seguras nas mudanças de faixa.>
Há ainda uma câmera na grade frontal e outra na traseira do carro. Elas formam uma visão de 360 graus, que é exibida nas manobras de estacionamento. Outro destaque é o freio de estacionamento, que ganhou acionamento elétrico.>
Produzido em Piracicaba, no interior de São Paulo, o Creta é o mesmo vendido em outros estados. Tem atrativos como espaço interno, tecnologias e cinco anos de garantia. Por que aqui vende mais? Pelo que apurei é mérito da rede de concessionárias, que tem conseguido mostrar ao baiano o valor desses atributos.>
Significado do N A marca N foi criada em 2015 para batizar os Hyundai preparados para renderem mais, e a variante N Line tem apenas o apelo estético esportivo.>
O “N” vem do formato das chicanes e curvas dos autódromos. Mas também é uma homenagem a Namyang, cidade na Coreia do Sul onde fica o centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai, e a Nürburgring, icônico circuito na Alemanha onde são testados os veículos N.>