Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Enem: Universidade de Coimbra oferece 29 bolsas integrais para estudantes brasileiros

As inscrições vão até o dia 31 de janeiro e os estudantes podem disputar as vagas utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2017 às 15:46

 - Atualizado há 2 anos

Universidade de Coimbra, em Portugal (Foto: Divulgação)Até o dia 31 de janeiro, os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem utilizar a nota para se candidatar a 29 bolsas integrais de estudo em cursos de graduação na Universidade de Coimbra, em Portugal. A universidade se encontra entre as 200 melhores do mundo nas áreas de Direito e Engenharia Civil.Com as bolsas, os estudantes ficam isentos do pagamento das mensalidades, que tem valor anual de sete mil euros, o equivalente a cerca de R$23.795. A instituição não cobre os custos de moradia e alimentação. As inscrições podem ser realizadas através do site www.uc.pt/brasil/graduacao/enem.

Para se candidatar às vagas, é necessário converter a nota do exame para a escala portuguesa. Serão considerados aptos a concorrer os candidatos que atingirem nota igual ou maior do que 120 nesta escala. Para verificar se sua nota do Enem atinge os requisitos mínimos é necessário fazer alguns cálculos. Primeiro, calcule a sua Média Global do Enem somando as notas de Redação, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Linguagens e divida o valor por cinco. Feito isso, veja nesta lista para qual curso você deseja se candidatar e quais são as áreas de conhecimento que a Universidade prioriza. Em alguns cursos, nem todas as notas serão utilizadas, somente as que se aproximam dos conteúdos exigidos. É preciso fazer dois cálculos para a conversão da nota do Enem para o sistema adotado na universidade. No primeiro, calcule a ponderação com as notas exigidas pelo curso e depois transforme o resultado para a escala portuguesa. Se você tiver escolhido o curso de Direito, por exemplo, é necessário fazer a seguinte conta:(Nota da Redação X 45 + Nota em Ciências Humanas X 45 + Média Geral do Enem X 10) / 100Assim, numa simulação:Nota = (800x45 + 800*45 + 800*10)/100(36000+36000+8000)/100 = 800Em seguida, a nota deve ser convertida para a escala de notas portuguesa de 0 a 200. Veja como:Nota final: Nota*200/1000Ou seja, 800*200/1000= 160Se a sua nota final for igual ou acima de 120, você poderá apresentar sua candidatura ao curso escolhido. A etapa de seleção dos candidatos acontece em seguida. No entanto, a renovação da bolsa só será feita se o estudante mantiver o nível acadêmico.