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Da Redação
Publicado em 13 de outubro de 2011 às 20:50
- Atualizado há 2 anos
A PepsiCo Brasil, fabricante da Elma Chips, negou nesta quinta-feira (13) que o rato encontrado por uma consumidora em um pacote de salgadinho tenha sido resultado de contaminação durante a fabricação e armazenamento do produto. A dona de casa Angela Maria Ziele, de 45 anos, diz ter encontrado um rato morto dentro de um pacote de salgadinho em Joinville (SC), na segunda-feira (10). A consumidora afirmou, em entrevista, que filho de 5 anos comeu algumas unidades dos salgadinhos antes que ela notasse a presença do animal morto.>
Por meio de uma nova nota oficial encaminhada à imprensa, a fabricante diz que "não é possível que tenha havido contaminação no processo de empacotamento na fábrica ou armazenamento na filial de vendas da empresa".>
Segundo a Pepsico, a consumidora entrou em contato com a empresa por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) na terça-feira (11). Na nota, a fabricante diz que, ao tomar conhecimento da reclamação por meio do SAC, "a equipe de atendimento prontamente dirigiu-se à residência da consumidora a fim de obter mais informações para análise". "Apesar de a consumidora ter se negado a entregar a embalagem, foi possível rastrear o produto com base na numeração do lote e data", diz a fabricante.>
A Pepsico afirma que "nenhum produto Elma Chips é comercializado sem prévia análise do interior da embalagem" e que as análises "levaram em conta a documentação do sistema de Detecção de Materiais Estranhos (Raio–X) da fábrica em Itu, em São Paulo, que examina de forma rigorosa todos os produtos que saem da indústria para o mercado".>
Entenda o caso Angela contou que comprou o salgadinho a pedido do filho em um supermercado próximo de sua casa. “Ele abriu e começou a comer, aí meu filho mais velho foi pegar, sentiu um cheiro ruim e disse que estava estragado. Eu falei que não era impossível, mas quando fui olhar o pacote vi manchas pretas no salgadinho. Fui mexendo e encontrei o rato dentro do pacote”, disse. A dona de casa imaginou que o alimento poderia estar vencido, por isso tinha cheiro ruim. Segundo Angela, a embalagem não estava violada e não tinha como o rato ter entrado no pacote. Angela se dirigiu até o estabelecimento onde comprou o salgadinho para fazer reclamação e foi orientada a procurar a Elma Chips. As informações são do G1.Veja a íntegra da nota da Pepsico:“Em relação à reclamação da consumidora da cidade de Joinville, Santa Catarina, a PepsiCo, fabricante dos produtos Elma Chips, esclarece que não é possível que tenha havido contaminação no processo de empacotamento na fábrica ou armazenamento na filial de vendas da empresa. >
Ao tomar conhecimento da reclamação por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), a equipe de atendimento da PepsiCo prontamente dirigiu-se à residência da consumidora a fim de obter mais informações para análise. Apesar de a consumidora ter se negado a entregar a embalagem, foi possível rastrear o produto com base na numeração do lote e data. As análises levaram em conta a documentação do sistema de Detecção de Materiais Estranhos (Raio–X) da fábrica em Itu, São Paulo, que examina de forma rigorosa todos os produtos que saem da indústria para o mercado.>
De acordo com as boas práticas de fabricação, nenhum produto Elma Chips é comercializado sem prévia análise do interior da embalagem. Importante enfatizar ainda que os serviços de limpeza e controle de pragas são realizados de forma criteriosa e periódica em todas as fábricas e filiais de vendas da PepsiCo no Brasil. A PepsiCo reitera o respeito com seus consumidores nos seus mais de 50 anos de atuação no Brasil, pautado por suas ações éticas e transparentes dentro de rigoroso controle de qualidade para produção de todas as suas marcas. A empresa permanece à disposição para eventuais esclarecimentos.”>
Veja também a primeira nota de esclarecimento da fabricante:"A empresa esclarece que tomou conhecimento da reclamação hoje, dia 11 de outubro, após a consumidora entrar em contato com a empresa por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).>
A companhia aguarda concluir avaliação da amostra do produto para poder se posicionar sobre o ocorrido.>
A empresa permanece à disposição para eventuais esclarecimentos". >