Influencer e filha de prefeito: quem era jovem de 19 anos que morreu após transplante

A jovem influenciadora sofreu complicações após um transplante de fígado

Publicado em 10 de dezembro de 2023 às 07:50

Quem é Sofia Valim, filha de Vitor Valim que precisa de transplante de fígado
Quem é Sofia Valim, filha de Vitor Valim que precisa de transplante de fígado Crédito: Reprodução/ Instagram

Maria Sofia Valim, de 19 anos, teve morte confirmada neste sábado, 9, após complicações de uma cirurgia de transplante de fígado realizada na última quinta-feira, 7. Ela é filha mais velha do casal Vitor Valim (PSB), prefeito de Caucaia, e Gaída Dias. A informação foi confirmada pelo próprio Valim em nota nas redes sociais.

"É com a mais profunda dor e tristeza que comunico a todos o falecimento de minha tão amada filha Sofia. Infelizmente, seu organismo não resistiu. Agradeço a todos pelas orações e carinho dedicados a mim e à minha família nesse momento de extremo sofrimento", diz o prefeito.

A morte provocou forte onda de solidariedade entre políticos do Ceará, com manifestações do ministro Camilo Santana (Educação), do governador Elmano de Freitas (PT), do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), da vice-governadora Jade Romero (MDB), do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), e de uma série de outros parlamentares do Estado.

O caso de Sofia se tornou público nesta semana, quando o prefeito anunciou que Sofia havia entrado na fila de transplante de fígado, devido ao agravamento do seu quadro delicado de saúde. Dois dias após entrar na fila de transplante do Sistema Único de Saúde (SUS), o prefeito informou que Sofia conseguiu um doador compatível, devido à urgência, e realizou a cirurgia bem-sucedida.

Na mensagem do prefeito, ele lembrou que as 48 horas posteriores à cirurgia seriam de observação do quadro clínico de sua filha, para saber se o corpo de Sofia reagiria bem e aceitaria o novo órgão. “Deixo aqui os meus mais sinceros agradecimentos à família doadora pela sensibilidade e por ajudar a devolver a vida da minha filha. Que Deus os abençoe”, escreveu Vitor Valim nas redes sociais.

Quem é Sofia Valim?

Sofia Valim, de 19 anos, é conhecida por entre os internautas pela produção de conteúdos no Tiktok, onde possui 456 mil seguidores.

No Instagram, a jovem é seguida por 66,7 mil pessoas. Na plataforma, ela exibia viagens ao lado de amigos e família, bem como dicas de moda e beleza.

Além de criadora de conteúdo, Sofia utilizou as redes sociais, em julho deste ano, para divulgar o seu Bazar beneficente, que destinou parte da renda à Fundação Terra e ao Iprede. Durante o evento, o público teve acesso a peças novas e usadas com preços acessíveis.

Apesar de ter um vínculo com a moda e redes sociais, Sofia é acadêmica de Direito e pretendia seguir carreira na Magistratura.

Transplante de fígado

O transplante de fígado pode ser realizado de um doador vivo, com a retirada de uma parte do órgão, uma vez que ele pode se regenerar, e não prejudica a vida do doador. Familiares ou pessoas sem relação podem realizar a doação, em caso de compatibilidade.

Algumas complicações podem surgir como hemorragia, formação de coágulos de algum vaso, trombose, e não adaptação do fígado transplantado, causando insuficiência renal e infecções.

Matéria originalmente publicada em O Povo