Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Investigação de Trump contra o Pix gera memes nas redes sociais

Medida foi anunciada pelo representante de Comércio dos Estados Unidos em documento que cita supostas "Práticas Comerciais Desleais no Brasil”

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 16 de julho de 2025 às 23:01

Trump contra o Pix
Trump contra o Pix Crédito: Reprodução/ X

Depois do anúncio sobre a investigação interna pelos Estados Unidos contra práticas comerciais do Brasil incluindo o Pix, vários memes surgiram na rede social X em torno de uma nova campanha: "O Pix é nosso". A conta do governo brasileiro (@govbr) brincou: "Parece que nosso Pix vem causando um ciúme danado lá fora, viu?". 

Os internautas, então, criaram uma série de memes, com ex-jogador de futebol em pose sensual ("Tire a mão do meu Pix") e com imagens de Donald Trump - de quem partiu a ordem da investigação. Em uma das publicações, a mensagem de um biscoitinho da sorte reforça: "O Pix é do Brasil".

A medida foi anunciada pelo representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, em documento chamado “Investigação da Seção 301 sobre Práticas Comerciais Desleais no Brasil”. Não há menção direta ao Pix, mas o texto cita os "serviços de pagamento eletrônico do governo".

“O Brasil também parece se envolver em uma série de práticas desleais com relação a serviços de pagamento eletrônico, incluindo, entre outras, a vantagem de seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo”, diz a menção ao tema.

Um dos motivos especulados para a medida é que o Banco Central (BC) teria favorecido o Pix em detrimento do WhatsApp Pay em 2020. O aplicativo é da empresa Meta, do empresário Mark Zuckerberg, aliado de Trump.

Confira os memes:

Com informações da Agência Brasil