Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Kassio pede manifestação de AGU e Gonet sobre suspensão do X e sinaliza tema no plenário do STF

Para ministro, o tema é "sensível e dotado de especial repercussão para a ordem pública e social"

  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Estadão

Publicado em 5 de setembro de 2024 às 12:53

X e Twitter: história de bloqueios
X e Twitter: história de bloqueios Crédito: Shutterstock

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, deu cinco dias para que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestem sobre as ações do Novo e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que questionam a decisão que suspendeu o X (antigo Twitter). Em seu despacho, o ministro sinaliza que o tema deve acabar sendo apreciado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal.

Segundo Kassio Nunes Marques, o tema é "sensível e dotado de especial repercussão para a ordem pública e social" e por isso seria "pertinente" submeter a questão ao crivo do colegiado composto pelos onze integrantes do STF. Apesar da sinalização, Kassio não remeteu o caso para análise do Plenário diretamente.

Em nota, a assessoria de imprensa da Corte indicou que a interpretação do ministro é a de que "ao final a decisão definitiva deve ser do colegiado". No entanto, o ministro não descartou a possibilidade de proferir uma decisão monocrática antes da remessa do caso ao Plenário, o que não tem data para acontecer.

O braço jurídico do governo federal e o Ministério Público Federal deverão se manifestar sobre duas ações: a do partido Novo, que pede a reativação do antigo Twitter sob o argumento de "censura prévia" aos cidadãos brasileiros; e a da OAB, que questiona a multa de R$ 50 mil imposta a quem usar a plataforma em meio à suspensão.