SAÚDE

Novas vacinas contra covid-19 chegam na próxima semana

Doses atualizadas protegem contra variante XBB do vírus

  • Foto do(a) author(a) Agência Brasil
  • Agência Brasil

Publicado em 18 de abril de 2024 às 14:25

Vacinação Sesi
Vacinação Crédito: Vacinação Sesi

Novas doses da vacina contra covid-19 devem chegar na próxima semana para serem distribuídas aos estados, segundo o Ministério da Saúde. O processo de compra dos imunizantes da farmacêutica Pfizer teve início em 2023 e as doses estão atualizadas para proteger contra a variante XBB da covid-19.

De acordo com a pasta, alguns municípios podem estar sem estoque, mas a maior parte das redes de saúde dos estados ainda tem doses da Coronavac e da Pfizer, para adultos que precisam completar o esquema vacinal. O Ministério da Saúde enfatiza que as vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam efetivas contra as formas graves da doença.

Notícias relacionadas:Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue.Após covid, OMS define doença propagada "pelo ar".Além disso, a rede continua abastecida com as vacinas para o público infantil que, segundo o ministério, é um público prioritário em razão da baixa cobertura vacinal. Entre os jovens com menos de 14 anos, apenas 11,4% receberam as três doses do imunizante.

No Brasil, as vacinas contra covid-19 são recomendadas para a população geral a partir dos 6 meses de idade. O esquema vacinal primário é de pelo menos duas doses.