Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Pesquisa indica aumento do sexo casual e queda na proteção no país

Ministério da Saúde aponta que 16% dos brasileiros traem

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2009 às 16:08

 - Atualizado há 2 anos

Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde sobre o comportamento sexual do brasileiro aponta que o percentual de brasileiros que admitiram ter se relacionado sexualmente com mais de cinco parceiros casuais no período de um ano mais que dobrou entre 2003 e 2008, passando de 4% para 9,3%.

Entre os homens, 13,2% dos entrevistados disseram que tiveram mais de cinco parceiros casuais em 2008 e, entre as mulheres, o índice é de 4,1%. O estudo também mostra que 10% dos homens e 5,2% das mulheres admitiram que tiveram relação sexual com pelo menos um parceiro do mesmo sexo em toda a vida. 

O órgão realizou 8 mil entrevistas com homens e mulheres entre 15 e 64 anos, nas cinco regiões do país entre os meses de setembro e novembro de 2008.

Preservativos O Ministério concluiu que menos da metade população (45,7%) usa preservativo com parceiros casuais. No entanto, 95% da população sabe que o uso do preservativo é a melhor maneira de evitar a infecção pelo HIV, de acordo com o estudo.

O Ministério apontou que os jovens são os que têm mais parceiros não fixos, mas que usam mais o preservativo. Além disso, são eles que pegam mais camisinha de graça e a escola é o segundo local com maior acesso. Os que pegam o preservativo de graça, diz o ministério, tendem, no geral, a usar mais camisinha. InternetA rede surge, segundo a pesquisa, como novo espaço de encontro e parte da vida sexual do brasileiro. O estudo apontou que 10,5% dos jovens entre 15 e 24 anos tiveram pelo menos um parceiro sexual que conheceram na internet.O número cai praticamente pela metade na faixa etária seguinte, de 25 a 49 anos (5,4%) e despenca para 1,7% entre os indivíduos que tem entre 50 e 64 anos. No total, 7,3% da população brasileira já fez sexo com um parceiro que conheceu virtualmente.

De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, essa constatação 'vai exigir do governo novas estratégias, novas abordagens para lidar com essa realidade. Em sites de relacionamento, orkut, blogs e outros espaços na rede mundial de computadores o Ministério vai ter de entrar e levar informações, discutir, entrar em debates'.

TraiçãoA pesquisa mostrou que 16% dos brasileiros têm relações casuais enquanto estão em um relacionamento fixo. Isso significa que dos 43,9 milhões que viviam com companheiros, 7,1 milhões tiveram parceiros eventuais. De acordo com a pesquisa, os homens (21% deles, ou 4,7 milhões) traem mais, enquanto entre as mulheres, o índice é de 11% (1,8 milhão).

Destes, 63% não usaram camisinha ao fazerem sexo com um parceiro eventual. As mulheres são as que mais dispensam o uso do preservativo: 75%, contra 57% dos homens.

Veja também