Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Saiba como a posição fetal pode salvar sua vida em uma queda de avião

Quem costuma viajar de avião precisa estar atento a todas as recomendações de bordo e seguir o passo a passo indicado

  • Foto do(a) author(a) Redação iBahia
  • Redação iBahia

Publicado em 30 de novembro de 2016 às 11:55

 - Atualizado há 2 anos

O trágico acidente com a delegação da Chapecoense que deixou 71 mortos teve seis sobreviventes à queda do avião. Um deles, o tripulante da aeronave Erwin Tumiri, contou que ficou em posição fetal, com uma mala entre as pernas, o que amenizou o impacto que seu corpo sofreu com a queda. Mas afinal, como essa decisão pode salvar sua vida durante um voo?

A posição fetal, também conhecida como posição de queda, é quando a pessoa fica agachada, com as pernas e os pés juntos e encosta o peito nas coxas, como se estivesse apoiado sobre as pernas. Neste caso, é imprescindível que a pessoa esteja com o cinto de segurança e que a cabeça fique entre os joelhos e as mãos por trás da mesma, protegendo-a de objetos que podem machucar.

O fato de seu corpo permanecer todo junto faz com que o impacto não se espalhe pelos membros com maior intensidade, concentrando o mesmo em "um só lugar" e diminuindo as chances de fraturas mais graves. 

Dicas de segurança

Quem costuma viajar de avião, com frequência ou não, precisa estar atento a todas as recomendações de bordo - mesmo que já saiba - e seguir o passo a passo indicado. Veja algumas dicas do site Wiki How:

Vista-se confortavelmente - Roupas de algodão e de lã são preferíveis, evite looks soltos ou muito decorados. Você precisará ser capaz de se manter quente se sobreviver a uma queda. 

Evite sapatos com salto - Eles tornam difícil mover-se rapidamente caso haja um desastre.

Sente-se na cauda do avião -  Os passageiros da cauda têm taxas de sobrevivência 40% mais altas do que aqueles nas primeiras fileiras caso uma queda ocorra.

Leia o cartão de segurança e ouça as instruções- Se você não fizer isso, perderá informações que podem ser vitais caso uma queda ocorra.

Conte o número de assentos entre você e a fileira de saída - Você pode até anotar o número na sua mão para ter uma referência mais rápida se precisar.

Fique com o cinto o tempo todo - Cada centímetro de folga no seu cinto triplica a Força G que você sentirá na queda, portanto fique com o cinto apertado todo o tempo em que estiver no avião.

Caso o avião vá cair na água, coloque o colete salva-vidas mas não o infle - Se o fizer dentro do avião e ele começar a encher de água, você boiará e será levado pela água.

Coloque sua máscara de oxigênio antes de ajudar os outros - Se a integridade da cabine for comprometida, você terá apenas cerca de 15 segundos ou menos para começar a respirar pela máscara antes de perder a consciência.

Esqueça os seus pertences - Não tente resgatar seus pertences. Deixe tudo para trás, pois tentar resgatar as coisas só vai atrasá-lo.