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Da Redação
Publicado em 12 de junho de 2023 às 14:00
- Atualizado há 2 anos
É comum, no Brasil, associar o Civic ao sedã, que por décadas foi produzido no país, mas em outros países ele é famoso por suas carroceiras hatchback e coupé, com pegada esportiva. Por alguns meses, até uma versão esportiva foi produzida aqui, a Si. Depois, essa configuração passou a ser importada do Canadá, sempre no estilo coupé. Só agora o máximo em esportividade para esse modelo chegou ao Brasil.>
Nesta semana, a Honda começou a comercializar o Civic Type R, que se consagrou como o carro de tração dianteira mais rápido do mundo. Isso aconteceu depois do automóvel conquistar o recorde de tempo de volta em Nürburgring: 7 minutos e 44,881 segundos. No entanto, diferentemente do que ocorreu com o sedã, esse não será um automóvel comum nas ruas brasileiras.>
Seu sobrenome, Type R, surgiu no NSX, em 1992. Esse modelo ficou famoso depois que Ayrton Senna deu pitacos no seu desenvolvimento e colocou dois em sua garagem, um no Brasil e outro na Europa. No Civic, a insígnia surgiu pela primeira vez cinco anos depois. Confira em vídeo as primeiras impressões sobre o Civic Type R A filial brasileira tem planos de importar do Japão, único local que produz essa versão, apenas 100 unidades por ano. É um carro exclusivo, disputado em todo o mundo e os R$ 429.900 cobrados por ele diz muito sobre isso. São quase R$ 200 mil a mais que a versão híbrida do sedã, que chega ao mercado nacional importado da Tailândia.>
Globalmente o Type R concorre com o Hyundai i30 N, Volkswagen Golf R e Toyota Corolla GR, que fará sua estreia no mercado nacional em mais algumas semanas, e modelos premium como BMW M2, programado para o segundo semestre, e o Mercedes-AMG A 35, oferecido por R$ 439.900.>
Com carroceria hatchback e quatro lugares, o Type R impressiona pela estética e desempenho. Muitos componentes foram substituídos com foco na aerodinâmica e redução de peso. Para o carro ficar mais leve a tampa do porta-malas é feita em resina, 20% mais leve que o metal, e o capô é de alumínio.>
Embaixo do capô, que ostenta o símbolo da Honda com fundo vermelho, está o resultado de muito trabalho da engenharia japonesa: um motor 2 litros turbo que entrega 297 cv de potência aos 6.500 rpm. Associado a uma transmissão manual de seis velocidades, o propulsor entrega 42,8 kgfm de torque entre 2.600 e 3.500 giros.>
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A bordo do Type R Se por fora esse Civic desperta a atenção de quem curte esportivos, basta abrir a porta para notar que o interior é instigante. Os bancos dianteiros são inspirados nos carros de competição, com acabamento em suede vermelho. Atrás, apenas dois lugares. A forração é preta, com costuras contrastantes em vermelho. Cor que dá o tom do carpete do assoalho.>
E se foi um autódromo que deu ao Civic Type R o título de carro de tração dianteira mais rápido do mundo, nada melhor que aferir isso na pista. A Honda escolheu o Vellocita, um circuito moderno no interior de São Paulo - apenas ele e Interlagos são homologados pela Federação Internacional de Automobilismo no Brasil.>
A pista estava molhada, o que agrega mais emoção ao rodar forte com um esportivo de tração em apenas um eixo. Eu tinha muita expectativa com esse carro, cultuado mundo afora, e ele não decepcionou. Tudo funciona de forma exemplar: direção, propulsão e suspensão. Ele fica não mão. Apenas manual, a transmissão desse Civic tem seis velocidades Para completar, a transmissão conta com um artifício que realiza o punta-taco automaticamente. Isso impressiona. Entra em ação sempre que é detectada a iminência de uma redução de marcha, elevando a rotação do motor no momento de transição do câmbio, tornando a condução esportiva mais refinada.>
O motorista tem à disposição quatro modos de condução que permitem selecionar e/ou personalizar parâmetros como resposta do acelerador, rigidez da suspensão e da assistência de direção.>
Por fim, o Civic Type R conta com um aplicativo que fornece feedbacks sobre a condução, visando o melhor desempenho para os motoristas que buscam superar os seus limites, reforçando o Racing Spirit do modelo.>
*O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA HONDA>