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Veja a lista dos mercados que mais faturam no Brasil

Setor movimentou R$ 1,06 trilhão em 2024 e representa 9,1% do PIB brasileiro

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 22 de abril de 2025 às 07:41

Assaí Atacadista
Assaí Atacadista Crédito: Divulgação

Pelo nono ano consecutivo, o Grupo Carrefour Brasil ocupa a primeira posição no ranking das redes de supermercados com maior faturamento no país. Os dados fazem parte do Ranking Abras 2025, elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em parceria com a NielsenIQ.

O Carrefour alcançou R$ 120,5 bilhões em vendas no ano de 2024. Na sequência aparecem o Assaí Atacadista, com R$ 80,5 bilhões, e o grupo Mateus Supermercados, com R$ 36,3 bilhões. Este último subiu na classificação e ultrapassou o GPA, dono das redes Pão de Açúcar e Extra, que caiu para a quinta posição após ser superado também pelos Supermercados BH, agora em quarto lugar.

A lista das dez maiores redes em faturamento em 2024 inclui ainda Irmãos Muffato, Grupo Pereira, Mart Minas & Dom Atacadista, Cencosud Brasil e Koch Hipermercado. Confira:

  • Grupo Carrefour Brasil - R$ 120,5 bilhões
  • Assaí Atacadista - R$ 80,5 bilhões
  • Mateus Supermercados - R$ 36,3 bilhões
  • Supermercados BH - R$ 21,2 bilhões
  • GPA (Grupo Pão de Açúcar) - R$ 20 bilhões
  • Irmãos Muffato - R$ 17,4 bilhões
  • Grupo Pereira - R$ 15,3 bilhões
  • Mart Minas Atacado e Varejo & Dom Atacadista - R$ 11,4 bilhões
  • Cencosud Brasil - R$ 11,2 bilhões
  • Koch Hipermercado - R$ 10,3 bilhões

De acordo com o levantamento, o setor supermercadista no Brasil movimentou R$ 1,06 trilhão ao longo de 2024, valor que representa 9,1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O cálculo inclui diversos formatos de operação, como atacarejos, minimercados, lojas de conveniência, hortifrutis e e-commerces.

O setor também é um dos maiores empregadores do país, com mais de nove milhões de postos de trabalho diretos e indiretos. No entanto, a Abras aponta que cerca de 357 mil vagas seguem em aberto, refletindo dificuldades do setor na contratação de mão de obra.

Mesmo com os desafios relacionados à força de trabalho, o número de lojas do segmento aumentou em 2,3% em 2024 na comparação com 2023, superando 424 mil unidades distribuídas por todo o território brasileiro.