Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Troféu Correio Folia 2026 tem virada histórica e O Kannalha vence a melhor música do Carnaval com 'O Baiano tem o Molho'

Enquete teve disputa acirrada entre fãs de Ivete, Claudia e outros artistas

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 18 de fevereiro de 2026 às 00:00

Troféu Correio Folia
Troféu Correio Folia Crédito: Webert Belicio / Agnews

Não tem jeito, o baiano tem mesmo o molho! E no Carnaval não foi diferente. O hit lançado por Danrlei Orrico, mais conhecido como O Kannalha, foi escolhido pelos leitores do Jornal Correio como a música do Carnaval 2026, após uma disputa marcada por viradas na liderança e forte mobilização nas redes sociais.

O Baiano tem o Molho venceu a disputa, com 35,91%, seguido por Panamera, de Tony Salles, com 29,71%. O terceiro lugar ficou com a 'fuleiragem' Vampirinha, da cantora Ivete Sangalo, que reuniu 22,97% dos votos.

A notícia chegou no artista quando ele se apresentava em Bacabal, no Maranhão. Ele interrompeu o show e comemorou com os fãs. "Aí, família, estamos aqui em Bacabal (MA), faz muito barulho aê! Aí CORREIO, muito obrigado! O Kannalha, música do Carnaval no CORREIO. Não só estourada no Carnaval de Salvador, mas em todo o Brasil", disse ele no palco, levando os fãs à loucura.

A votação do Troféu Correio Folia 2026 foi encerrada nesta terça-feira (17), às 23h59. Com início no dia 15 de janeiro, a enquete ultrapassou a marca de 1,4 milhão de votos, consolidando a premiação como um dos principais termômetros populares do Carnaval de Salvador.

Desde o início, a disputa foi marcada por forte mobilização de fã-clubes e mudanças constantes na liderança. Nos primeiros dias, os fãs de Claudia Leitte impulsionaram a votação e colocaram Plugin da Bagaceira no topo, sendo ultrapassados pouco depois pela base de fãs de Ivete Sangalo, que também engajou intensamente e levou Vampirinha à liderança no fim do mês, onde permaneceu por boa parte do tempo.

Ivete se manteve na liderança até a abertura oficial do Carnaval. O maior pico de votos para a cantora ocorreu justamente no dia 7, um sábado, quando a artista comandou um bloco em São Paulo e teve um salto expressivo na enquete.

Enquanto isso, a segunda colocação alternava entre Claudia Leitte e outras canções que ganharam força ao longo das semanas, como Marquinha de Fitinha, de Léo Santana, e Panamera. A música O Baiano Tem o Molho, que passou boa parte da votação com a medalha de bronze, teve uma virada fenomenal.

Virada no Carnaval

A grande virada aconteceu durante o Carnaval. Na quinta-feira, dia em que O Kannalha prestou uma linda homenagem a Preta Gil no camarote Expresso 2222, o artista registrou um salto expressivo na votação. Só no Instagram do Correio, o vídeo ultrapassou 3 milhões de visualizações.

A partir dali, O Kannalha assumiu a liderança com folga. Além da exposição espontânea, ele intensificou a mobilização digital, divulgando o link oficial da enquete nas redes sociais e incentivando os fãs a votar. Também publicou vídeos bem-humorados pedindo apoio. O resultado foi direto nas urnas virtuais, o cantor alcançou 524 mil votos e consolidou o título do Troféu Correio Folia 2026.

Bastidores da rua e força das músicas

A movimentação nas redes foi determinante na votação, já que os dois artistas que disputaram a liderança na votação tiveram menor presença na rua neste ano. O Kannalha desfilou somente um dia, na quinta-feira (12) e Ivete, apesar de ter uma das músicas mais 'chicletes' da temporada, fez apenas três apresentações na rua puxando trio - duas vezes com o Coruja e uma com sua pipoca.

A presença reduzida nos circuitos pode ter impactado o alcance da música Vampirinha na reta final do Carnaval, período tradicionalmente decisivo para a escolha da música do Carnaval. Além disso, o sucesso não caiu nas graças dos colegas de profissão da cantora, que reproduziram poucas vezes o sucesso em seus trios. Já Panamera mostrou grande adesão popular. "Eu não aguento mais ouvir essa música, toca em todo lugar, o tempo todo. E é bizarro que todo mundo sabe fazer a dança", brincou o folião Marcelo Santos, 32 anos, que curtiu pela primeira vez o Carnaval de Salvador. 

Curiosamente, no dia em que Ivete incluiu Panamera no repertório do trio, Tony Salles registrou seu maior pico de votos e chegou a assumir a vice-liderança momentânea, com a música também figurando entre as mais lembradas.

Outra canção que chamou atenção foi Laroyê, de Daniela Mercury com Alcione. Embora não tenha tido desempenho tão expressivo na votação online, teve forte adesão nas ruas, especialmente com o público que acompanhava o movimento dos leques nos circuitos, gerando momentos lindíssimos na avenida.

Valorização da diversidade

O Troféu Correio Folia é uma iniciativa que busca valorizar o Carnaval e os artistas que constroem a festa. A curadoria das músicas é feita pela redação, com foco na diversidade e pluralidade que marcam a maior festa popular do país. Ao abrir o voto ao público, o Correio reforça o compromisso de permitir que os leitores escolham, de forma direta, a música que representa o Carnaval daquele ano.

Com mais de 1,4 milhão de votos e uma virada histórica na reta final, a edição de 2026 confirma a força do engajamento popular e o peso das redes sociais na definição dos grandes momentos da folia.

O projeto Correio Folia é uma realização do Jornal Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador.

Tags:

Carnaval Correio Folia