Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Ana Santiago: poupe com a suspensão de serviços durante as férias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2010 às 09:07

 - Atualizado há 2 anos

Quem vai fazer uma viagem longa nas férias pode economizar com algumas contas fixas em casa, solicitando a suspensão temporária de serviços. O consumidor tem o direito de pedir a interrupção de serviços como fornecimento de água, energia elétrica, telefone e TV por assinatura durante o período em que estiver ausente e, na volta, o seu religamento. Mas, nem todo pedido de suspensão é um bom negócio. Segundo orientação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em alguns casos, as empresas cobram taxas. Em outros, é preciso solicitar a suspensão com muitos dias de antecedência, por exemplo. Confira as dicas:

TV por assinatura O assinante tem o direito de pedir a suspensão da TV por assinatura por no mínimo 30 e no máximo 120 dias. A interrupção não tem custo e pode ser feita uma vez a cada 12 meses. Na volta, o serviço deve ser restabelecido em até 24 horas após a solicitação do consumidor. Vale a pena se o usuário se ausentar por pelo menos 30 dias.

Telefone fixo e celular O pedido de suspensão pode ser feito uma vez por ano e deve durar de 30 a 120 dias e não tem custo. A reativação da linha também deve ser feita em até 24 horas do pedido. Caso o período de interrupção seja menor que um mês ou superior a quatro meses, a operadora pode cobrar uma taxa.

Energia elétrica O consumidor pode pedir suspensão temporária de energia elétrica, mas as concessionárias cobram taxa de religação do serviço e o prazo para restabelecer o fornecimento de energia é de até sete dias. Não vale a pena, a não ser que o consumidor fique vários meses longe de casa.

Água Não há uma regra geral para a água, mas, normalmente as empresas de abastecimento exigem que o consumidor esteja com o pagamento em dia para aceitarem o pedido de suspensão do serviço. O consumidor deve consultar a empresa de abastecimento para saber quais são os documentos necessários para fazer o pedido, além de questionar se há custo para o desligamento e a religação da água. O requerimento da suspensão deve ser feito com antecedência mínima de 20 dias.

Troca de presentes sem estresseNa euforia e no corre-corre para comprar os presentes de Natal, o consumidor não pode esquecer de um detalhe muito importante: as lojas só têm o dever de fazer a troca de produtos que estiverem com defeito. Por isso, antes de comprar um presente, é bom verificar com o estabelecimento qual é a política de troca adotada. Procure saber quais  são as condições e o prazo dado para troca, que deve vir anotado na mercadoria. Isso porque a loja não é obrigada a trocar uma roupa só porque a cor não lhe agradou ou porque o número do sapato não coube no seu pé.  Já para as compras feitas fora do estabelecimento comercial, como através da internet, o consumidor tem até sete dias para fazer a troca sem a necessidade de dar uma justificativa à empresa.

Dicas e pechinchas* O portal Carro e Cia (), especializado no mercado de automóveis, está oferecendo uma ferramenta muito útil para quem vai comprar um veículo financiado: o simulador de financiamento. Basta acessar o site, escolher o veículo que deseja comprar e inserir os valores a serem financiados. O valor da parcela é calculado automaticamente.

* O Natal está se aproximando, mas você ainda não comprou nenhuma lembrancinha? Caixas de chocolates são uma opção rápida e barata. Tem a partir de R$ 3,99 nos supermercados.